A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira (21), uma operação para desmantelar uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas no Estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os agentes cumprem 28 mandados de busca e apreensão e 29 mandados de prisão em endereços localizados nas cidades catarinenses de Palhoça, São José, Imbituba e Xanxerê. Além de Porto Alegre (RS), Ponta Porã (MS) e Mossoró (RN).
A ação desta terça ocorre em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar catarinense.
Contra os alvos, conforme a polícia, também foi determinado outras 15 medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico dos investigados; o sequestro de 21 imóveis e 39 veículos; e o bloqueio de contas bancárias de 51 investigados (entre pessoas e empresas). No total, o valor total dos bens bloqueados pela operação é de quase R$ 30 milhões.
Investigação
A investigação, batizada de Cartage, teve início em 2021, após a apreensão de um caminhão bitrem com cerca de 24 toneladas de maconha, em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis.
Ao longo dos últimos dois anos, as forças de segurança prenderam oito pessoas e apreenderam no total cerca de 100 toneladas do entorpecente.
Durante as apurações, a polícia descobriu que a droga ingressava no país pela fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Depois da internalização, toda a carga era trazida em caminhões bitrens para ser armazenada na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina.
Segundo a PF, os investigados vão responder por tráfico transnacional de drogas, organização criminosa, tráfico de armas e lavagem de dinheiro, crimes cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.