A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, nesta quarta-feira (29), o sexto tornado no mês de novembro. O fenômeno meteorológico foi registrado em Rio das Antas, no Oeste do Estado, na terça-feira (28).
O tornado de intensidade fraca atingiu a comunidade de Salto Rio das Pedras após a passagem das chuvas. Segundo o órgão estatual, houve destelhamentos, danos em um pomar e a destruição parcial de um galpão.
A confirmação do fenômeno ocorreu por meio de filmagens divulgadas nas redes sociais. Conforme a Defesa Civil, as imagens mostram um funil compacto, com ventos organizados e rotativos, levantando poeira e detritos ao redor. A rotação dura por um período curto de tempo.
O fenômeno pode ser confundido com um redemoinho. O professor Ernani Nascimento, da Universidade Federal de Santa Maria, especialista em tempo severo, explicou, contudo, que se trata de um tornado.
Segundo ele, a dinâmica do vórtice observado é característico deste tipo de fenômeno, e que o ambiente úmido é incompatível com um redemoinho de céu claro.
Sobre a ausência de uma tempestade severa, o professor declarou: “A nuvem que o produziu não precisa ser necessariamente uma supercélula, o que pode explicar a ausência de assinaturas típicas de supercélula nas imagens de radar. Estes casos são praticamente impossíveis de alertar justamente pela ausência das assinaturas típicas”.
Outros tornados
Cidades onde ocorreram tornados em SC neste mês:
- Cunha Porã, em 6 de novembro;
- Tubarão, em 11 de novembro;
- Itá, em 16 de novembro;
- Urupema, em 16 de novembro;
- Balneário Gaivota e Sombrio, em 18 de novembro.
Com informações do G1