O streaming caminha para vários lados. O formato de consumir conteúdo linear e sob demanda na internet, que iniciou com plataformas com cobrança de assinatura, ganhou uma nova fase com a chegada dos “canais fast”. O assunto foi debatido no Nextv Séries Brasil, que ocorreu em São Paulo, nesta terça-feira (05).
O formato, que vem da sigla Free Ad-Supported Streaming Television (FAST), consiste no modelo em que o usuário não paga para consumir os conteúdos, mas pode haver publicidade durante a experiência.
Já existem pelo menos 20 serviços deste tipo no mundo, muitos deles operados pelas principais empresas de mídia, somando mais de mil canais somente nos Estados Unidos.
Uma das plataformas de canais lineares de streaming bancados por publicidade mais conhecida no país é a Samsung TV Plus. Aline Jabbour, Diretora de desenvolvimento de negócios para a América Latina, falou sobre o avanço do formato no Brasil e no México e revelou a chegada de novos canais.
“Nos próximos dias o usuário terá acesso a dois novos canais que agregarão ainda mais o portfólio de conteúdo com a chegada do canal Malhação, Detetive do Prédio Azul (DPA) e um canal de notícia rápido, produzido com ajuda da inteligência artificial.”
Dois dos canais são em parceria com a Globo, que já tem na plataforma os canais Receitas FAST e GE FAST. “Entendemos que o FAST é um formato que conseguimos encaixar conteúdo do passado, que não tem mais espaço na TV aberta assim como na TV Fechada”, detalha Bernardo Ribeiro, Head de Estratégia, Inovação e Governança de Canais Pagos da Globo.
O SBT também tem o canal TVZYN, focado no público infantojuvenil e pretende lançar em breve novas opções no Line UP. “O Mais SBT chega no ano que vem com muitas novidades e muitos canais FAST, que podem também ir para outras plataformas. Temos um acervo riquíssimo de produtos que não tem mais espaço nos players tradicionais e certamente a audiência irá gostar de rever”, adianta Carolina Scheinberg, Gerente de Novos Negócios do SBT.
Publicidade Conectada
O Nextv debateu ainda as oportunidades e desafios da publicidade nas TVs Conectadas (CTVs), tendo como pano de fundo as plataformas FAST. Com redução constante em investimentos na TV Aberta e Fechada, o mercado publicitário tem enxergado o meio digital como um aliado na divulgação de marcas, produtos e serviços.
“O consumo do streaming está 90% nas telas grandes e entendemos que as TVs Conectadas são uma vitrine importante que ganhará investimentos significantes de mídia nos próximos anos”, projeta Adeildo Souza, Diretor de Mídia da Leo Brunett Tailo Made.
TV Aberta e Streaming
O encontro encerrou debatendo sobre o futuro da TV Aberta no Brasil e as estratégias de streaming das principais emissoras do país.
“Vimos lá atrás que o futuro era investir no digital, por isso focamos na produção de conteúdos nativos, disponível em várias plataformas, como o Youtube, por exemplo. A emissora busca ampliar as parcerias para distribuição de conteúdo nas plataformas do Google, Meta e TikTok.” contou Alexandre de Oliveira Dallevo, head de conteúdo digital e parcerias da RedeTV!