A Vigilância em Saúde de Gravatal, no Sul de Santa Catarina, encontrou o primeiro foco de 2024 do Mosquito Aedes Aegypt durante uma varredura no bairro Termas, na última quinta-feira (4). Conforme informações da prefeitura municipal, o material coletado foi enviado para análise e verificação na Regional de Saúde de Tubarão, onde foi confirmado.
Segundo o agente de endemias André Avelino, será feita uma inspeção mais detalhada em um raio de 300 metros do local, de onde a larva do mosquito foi encontrada. Além disso, haverá busca ativa em residências, comércios e terrenos baldios para constatação de ambientes com água parada e, também, a entrega de materiais informativos e de conscientização.
"Realizamos o trabalho de conscientização com visitas, palestras em escolas, dinâmicas em creches, vamos à rádio comunitária e contamos com a ajuda das agentes de saúde junto às comunidades. Há uma grande mobilização o ano todo para que as pessoas façam a sua parte para juntos combatermos o Mosquito da Dengue em Gravatal", conta o agente André Avelino.
Em 2023, 3 focos foram encontrados e 3 casos da doença foram registrados, sendo 2 contraídos fora e 1 dentro do município. "Pedimos que todos fiquem em alerta e façam a manutenção de locais onde possam acumular água parada em suas casas. Este ano esperamos combater o mosquito e evitarmos casos da doença, para isso contamos com cada um" completa André.
Com informações da Prefeitura de Gravatal