Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Operação contra crime organizado cumpre mandados em cidades de SC e PR

Mais de 150 policiais cumprem 35 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar organização criminosa.

Redação PIXTV (Digital)

1 de fevereiro de 2024

atualizado às 11:42

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público (MP-SC), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (1º), a operação "Maserati IV” para combater uma organização criminosa que busca ampliar a atuação em Santa Catarina. Mais de 150 agentes de segurança estão cumprindo 35 mandados de busca e apreensão em sete cidades catarinenses e duas paranaenses.

A quarta fase da operação acontece em Chapecó, Xaxim, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Concórdia, Joaçaba e Luiz Alves, em Santa Catarina, e Clevelândia e Foz do Iguaçu, no Paraná. Os faccionados são os principais alvos dos mandados. 

Conforme o Ministério Publico, a operação é resultado de uma investigação que visa coibir a prática do crime de integrar organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, crimes patrimoniais e lavagem de dinheiro.   

Outras fases da operação Maserati 

Na primeira fase, deflagrada em 25 de fevereiro de 2021, foram cumpridas 284 ordens judiciais, sendo 142 mandados de busca e apreensão e 142 de prisão em 45 cidades de seis Estados. "A investigação, iniciada em 2020, revelou conexões em atividades criminosas, pela facção, levando à apreensão de grande quantidade de drogas. Também foi possível, a partir da deflagração, identificar a autoria de diversos homicídios, roubos e sequestros, consubstanciando assim materiais probatórios relevantes às atividades investigativas da Polícia Civil catarinense", destaca o MP.   

Além disso, as ações penais ajuizadas em decorrência dos resultados obtidos com a primeira fase resultaram em 160 condenações. Dos denunciados, 75 foram condenados a penas superiores a 20 anos de prisão, e a pena máxima aplicada a um dos investigados da primeira fase foi de 86 anos. 

Na segunda fase, ocorrida em 9 de fevereiro de 2023, foi dado cumprimento a 164 mandados judiciais, incluindo buscas e apreensão e prisões preventivas. Essa fase também teve como alvos faccionados atuantes em Santa Catarina e outros dez Estados.   

Já na terceira fase, deflagrada no dia 10 de agosto de 2023, foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão e 35 dos 42 mandados de prisão preventiva expedidos. Os alvos eram faccionados que tinham atuação em Santa Catarina. Uma pessoa foi presa em flagrante e foram apreendidos drogas, equipamentos eletrônicos e documentos.     

A operação  

A operação Maserati é resultado do trabalho conjunto do Ministério Público com as Polícias Civil, Militar, Penal e Rodoviária Federal, juntamente com a Secretaria de Estado da Fazenda e com o Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com o Ministério Público, os dados mostram uma diminuição no número de crimes nos meses seguintes à deflagração das operações de combate ao crime organizado no Estado.

"Para exemplificar, a comparação entre os meses de setembro, outubro e novembro de 2022 com o mesmo período do ano de 2023 (meses imediatamente subsequentes às deflagrações das operações Maserati III e Sodalitas Finis) revelou, nas regiões de Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Xaxim, uma redução de 17,7% nos crimes de furto, 43,8% nos crimes de receptação, 25,5% nos crimes de roubo, 20,4% nos crimes de homicídio (tentados ou consumados) e 18,7% nos crimes de tráfico de drogas", ressalta órgrão.

Agentes atuam na operação Maserati IV. | Foto: MPSC/Divulgação

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E