Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Deputados pedem impeachment de Lula por ataque a Israel

Mais de 80 parlamentares já assinaram um requerimento que pede a destituição do Presidente.

Redação PIXTV (Digital)

19 de fevereiro de 2024

atualizado às 14:45

Deputados federais da oposição planejam protocolar um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devido às suas recentes declarações sobre o conflito na Faixa de Gaza. Em entrevista coletiva durante viagem oficial à Etiópia, o petista comparou os ataques israelenses ao holocausto dos judeus na Segunda Guerra Mundial.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.

No domingo (18), a deputada Carla Zambelli (PL-SP) deu início ao recolhimento de assinaturas para protocolar o pedido na Câmara dos Deputados. Até o momento, mais de 80 parlamentares já assinaram o documento. A lista inclui nomes como Bia Kicis, Carlos Jordy, Carol de Toni, Filipe Martins, Gustavo Gayer, Julia Zanata, Luiz Philippe de Orleans e Bragança, Marcel Van Hatten, Nikolas Ferreira, Paulo Bilynskyj, Sargento Fahur, Filipe Barros e Ricardo Salles.

De acordo com informações divulgadas pela CNN Brasil, os parlamentares sustentam que as falas podem configurar crime de responsabilidade. Em princípio, do documento deve citar a previsão de que é crime de responsabilidade contra a existência política da União “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Reação das autoridades israelenses

Israel reagiu duramente às declarações de Lula. Ainda no domingo (18), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que a fala do presidente brasileiro equivale a “cruzar uma linha vermelha”.

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender.”

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, pelas redes sociais, declarou Lula persona non grata em seu país.

“Nós não perdoaremos e não esqueceremos – em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que se desculpe e se retrate por suas palavras.”

Com informações da CNN Brasil e Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E