P U B L I C I D A D E

Ação contra lavagem de dinheiro do tráfico cumpre mandados em Imbituba e outras cidades de SC

Operação do GAECO bloqueia mais de R$ 27 milhões e atinge 32 investigados entre pessoas físicas e empresas ligadas ao esquema criminoso.
Fotos: Divulgação/MPSC

Redação PIXTV (Site)

15 de outubro de 2025

atualizado às 09:17

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou na manhã desta quarta-feira (15) a Operação Engrenagem, que mira um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas com atuação em Imbituba e outros municípios de Santa Catarina. A ofensiva ocorre em apoio à 39ª Promotoria de Justiça de Florianópolis.

Segundo o Ministério Público, a investigação apura há meses o funcionamento de uma estrutura complexa voltada à ocultação de capitais ilícitos, com ramificações em diversas cidades catarinenses e conexões em outros estados. O grupo utilizava empresas de fachada, contas em nome de terceiros e transações simuladas para disfarçar a origem do dinheiro proveniente do tráfico.

Ao todo, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Estadual de Organizações Criminosas em endereços ligados aos investigados e às pessoas jurídicas utilizadas no esquema. As diligências ocorreram em Palhoça, São José, Imbituba, Laguna e Gravataí (RS).

A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 27,5 milhões em bens e valores pertencentes a 32 pessoas físicas e jurídicas apontadas como integrantes ou beneficiárias do grupo criminoso.

A operação mobilizou diversas forças de segurança. Em Santa Catarina, participaram equipes da Polícia Civil, com setores especializados e unidades de operações, além da Polícia Militar, com apoio do BOPE, Choque, Patrulhamento Tático e Corpo de Bombeiros Militar. No Rio Grande do Sul, a ação contou com apoio do GAECO local e da Brigada Militar.

As investigações seguem em sigilo e novas informações poderão ser divulgadas após a conclusão das diligências.

Operação Engrenagem 

Segundo o MPSC, o nome “Engrenagem” faz referência à forma articulada e interdependente com que os integrantes da organização criminosa operavam, funcionando como peças de um mesmo mecanismo voltado à obtenção de lucros ilícitos e à ocultação do dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Assim como em uma engrenagem, cada elemento do grupo desempenhava papel essencial para o funcionamento do sistema criminoso, cujo objetivo final era perpetuar o ciclo de movimentação e dissimulação de capitais ilícitos. 

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E