Advogados estão entre os alvos de 15 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva da operação Sob Encomenda II, deflagrada nesta quarta-feira (21) contra presos integrantes de facção criminosa nos sistemas prisionais catarinense e federal.
A investigação que resultou na ação de hoje começou na 13ª Promotoria de Justiça da comarca de Joinville, no Norte de Santa Catarina, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público (MPSC).
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville e são cumpridos nos municípios catarinenses de Palhoça e Blumenau, além de Porto Velho, em Rondônia. Entre os investigados, dois se encontram em liberdade e os demais já estão presos.
A ação conta com a colaboração de membros do GAECO de Rondônia, policiais penais do Sistema Penitenciário Federal e do Departamento de Polícia Penal de Santa Catarina, bem como equipes da Polícia Militar de Santa Catarina.
A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
Sob Encomenda II
A operação desta quarta-feira é desdobramento da Operação "Sob Encomenda I", deflagrada em agosto de 2021 para combater a prática de sintonia entre advogados e faccionados internos do Sistema Prisional, principalmente, no presídio regional de Joinville.
A investigação apurou a prática de diversos crimes, como organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e inserção de telefones celulares em estabelecimentos prisionais.
A apuração, que iniciou em março de 2021, teve como alvos 22 pessoas, entre elas advogados, agentes públicos e internos do sistema prisional. Todos os crimes investigados seriam em benefício da organização criminosa, informou o Ministério Público.