As polícias Civil e Militar estão investigando uma série de furtos ocorridos entre fevereiro e abril deste ano em estabelecimentos comerciais e residências na região central e no bairro Campo D’una, em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. Três suspeitos foram identificados, dois deles foram presos nesta semana.
Os três suspeitos, com idades entre 31 e 36 anos, teriam cometidos cerca de 14 furtos na cidade. Segundo a polícia, as investigações revelaram que eles são usuários de drogas, não tinham moradia fixa e que conviviam em construções abandonadas.
A polícia disse que os criminosos tinham um 'modus operandi' similar. Eles arrombavam os imóveis durante a madrugada e levavam produtos, dinheiro e aparelhos eletrônicos, alguns de elevado valor, como uma televisão avaliada em R$ 6 mil.
Os valores e objetos furtados eram, principalmente, usados para adquirir as drogas consumidas pelos investigados, de acordo com a corporação.
Imagens de segurança flagraram furtos:
Conforme as autoridades, um dos suspeitos fugiu da cidade logo após os primeiros crimes, enquanto os outros continuaram cometendo os delitos. Diante das evidências capturadas e da persistência nas práticas ilícitas, a Polícia Civil solicitou à justiça a prisão preventiva dos dois homens. Com a concordância do Ministério Público, os mandados foram expedidos na última segunda-feira (8).
Ainda na segunda-feira, policiais militares e civis iniciaram diligências para localizá-los. O primeiro foi preso no mesmo dia por volta de meia-noite na Lagoa das Capivaras, enquanto o outro foi capturado no trevo de saída de Garopaba rumo a Imbituba, logo após a meia-noite desta quarta-feira (10).
O terceiro investigado, por ter menor participação nos crimes, não teve a prisão decretada, porém, responderá pelos crimes em que se envolveu. Os presos foram encaminhados ao Presídio de Imbituba, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Até o momento, uma caixa de som de R$ 3 mil que estava sob a posse de um dos criminosos foi recuperada. A polícia acredita que, com a retirada de tais indivíduos do convívio social, vários crimes patrimoniais serão evitados.
A corporação está investigando se eles cometeram outros crimes que ainda não foram registrados pelas vítimas. Denúncias anônimas podem ser feitas através do Disque 181, pelo número (48) 98844-0011 (WhatsApp) ou pelo site www.pc.sc.gov.br.