A Meta, empresa responsável pelo Instagram, lançará nos próximos meses um “controlador de nudez” visando proteger os menores de idade do envio de fotos íntimas e possíveis chantagens com essas imagens. A nova função, anunciada nesta quinta-feira (11), começará a ser testada na rede social a partir de maio e irá desfocar os nudes em mensagens privadas.
"Esse recurso foi projetado não apenas para proteger as pessoas de verem nudez indesejada em suas DMs, mas para protegê-las de criminosos que podem enviar imagens íntimas para induzir as pessoas a enviarem as suas próprias fotos em troca", disse a Meta em comunicado.
A Meta não deu uma data para o lançamento, no entanto, informou que a proteção contra nudez será ativada, por padrão, para jovens menores de 18 anos. Adultos receberão notificações sobre o novo recurso e serão incentivados a ativá-lo.
"Quando alguém receber uma imagem que contenha nudez, ela será automaticamente desfocada em uma tela de aviso, apontando que o destinatário não será impactado por uma imagem que contenha nudez e poderá escolher se deseja, ou não, vê-la. Também mostraremos uma mensagem incentivando os usuários a não se sentirem pressionados a responder, com a opção de bloquear o remetente e denunciar a conversa", afirmou a empresa.
Além disso, ao enviar ou receber essas imagens, as pessoas serão direcionadas para algumas dicas de segurança, elaboradas com a orientação de especialistas, sobre os potenciais riscos envolvidos. Essas dicas incluem lembretes de que as pessoas podem tirar prints ou encaminhar imagens sem o seu conhecimento, que seu relacionamento com a pessoa pode mudar no futuro e que você deve revisar os perfis com cuidado caso eles não sejam quem dizem ser.
Elas também estão vinculadas a uma variedade de recursos, incluindo a Central de Segurança da Meta, recursos de apoio, StopNCII.org, para maiores de 18 anos, e o Take It Down para menores de 18 anos.