Após um período de trégua, a chuva deve voltar a Santa Catarina nesta terça-feira (23). Segundo a secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e da Epagri/Ciram, pode haver temporais no Oeste e pancadas isoladas nas demais regiões. A mudança no tempo acontece devido à formação e autuação de uma frente fria entre o Estado gaúcho e catarinense.
A previsão indica risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos pontuais, nesta terça.
“Nós vamos ter ainda uma frente fria se aproximando de Santa Catarina a partir de hoje e essa condição deve deixar o tempo instável nesta quarta-feira (24). Não está descartado um temporal mais localizado na madrugada e na noite de quarta já começa a melhorar o tempo e diminui a condição de chuva. Já a quinta-feira permanece com tempo instável com temperaturas mais amenas”, informou a meteorologista da Epagri, Gilsânia Cruz.
Na quarta-feira (24), a frente fria segue influenciando as condições do tempo em Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva acompanhada de trovoadas e temporais isolados em todas as regiões ao longo do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Os ventos de direção Sul no Litoral, com intensidade fraca a moderada e de Oeste/Sudoeste no interior do Estado, com intensidade fraca.
Uma nova frente fria e perturbações associadas a um sistema de baixa pressão na Argentina mantém o tempo instável na quinta-feira (25). Há condições para pancadas de chuvas e temporais isolados em todas as regiões, especialmente no Grande Oeste. O risco segue baixo para ocorrências meteorológicas.
As temperaturas mínimas ficam na casa dos 13°C no planalto Sul e variam entre 16 e 18°C nas demais regiões. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 22°C dos planaltos ao litoral e variam de 25°C a 28°C no grande Oeste. O mar fica agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis devido à persistência de ventos de quadrante sul próximo à costa, com ondas de direção sul com alturas entre 2,0 e 2,5 metros.
Na sexta-feira (26), a intensificação do fluxo de ar quente do norte do país deve favorecer o predomínio de sol entre nuvens no Estado, mas não se descarta a ocorrência de temporais isolados no Sul catarinense. Com as instabilidades concentradas no Rio Grande do Sul, o tempo deve permanecer firme em Santa Catarina no sábado (27).