Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Tornado é registrado no município gaúcho de Gentil

Fenômeno é caracterizado por uma espécie de funil de ar com ventos que podem chegar a 190 km/h.
Defesa Civil confirma que fenômeno em Gentil (RS) foi tornado. | Foto: Frame METSUL/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

13 de maio de 2024

atualizado às 10:15

Em meio à tragédia climática que atinge a maior parte do Rio Grande do Sul, foi registrada a formação de um tornado no município gaúcho de Gentil, no Norte do Estado. O fenômeno é caracterizado por uma espécie de funil de ar com ventos que podem chegar a 190 km/h.

A passagem do tornado foi registrada em vídeo por moradores, enquanto deixava um rastro de destruição em pastagens e plantação na zona rural de Gentil. As imagens foram publicadas em redes sociais e analisadas por meteorologistas, que confirmaram o fenômeno.

Em nota, a Defesa Civil do RS esclareceu que o tornado é formado a partir de nuvens de tempestade associadas à umidade em diversos níveis da atmosfera, que acabam ganhando profundidade.

“Essas condições são responsáveis por temporais, com rajadas de vento, raios, granizo e, eventualmente, tornados, como de fato ocorreu”, explicou o órgão. “Foram reportados à Defesa Civil do Estado, danos em um galpão de uma propriedade rural, sem registro de feridos”, complementou.

A formação do tornado ocorre em meio à chegada de uma frente semi-estacionária acompanhada de um centro de baixa pressão que está sobre o Rio Grande do Sul, segundo o portal MetSul. Tais condições são propícios aos elevados volumes de chuva em algumas regiões, como a Serra e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Segundo o meteorologista Glauco Freitas, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um bloqueio atmosférico vai continuar provocando instabilidade no tempo do Rio Grande do Sul, com volumes de 30 a 50 milímetros (mm) de chuva, pelo menos até quarta-feira (15), quando está prevista a entrada de uma massa polar.

No início de maio, outro tornado foi registrado na região Sul, desta vez em Santa Catarina, na região entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada. Na ocasião, vídeos publicados nas redes sociais mostravam árvores derrubadas pela raiz. Também não houve registro de feridos.

Fonte: Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

THUMB DOS CORTESYOUTUBE (13)
Confira a lista de convocados da Seleção brasileira
modelo siteYT (1)
Homem é morto a tiros no bairro Vila Nova, em Imbituba (SC)
7-viajando-em-3..-2..-1.
Mulher sofre ameaça de estupro durante assalto na Praia do Rosa (SC)
mulher-morre-ao-cair-do-8o-andar-predio-
Mulher morre após cair do 8º andar de prédio em Florianópolis
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E