Uma clínica estética em Curitiba foi alvo de uma ação da Polícia Civil (PC-PR) e da Vigilância Sanitária, após uma idosa de 64 anos fazer um peeling de fenol e sofrer queimaduras graves. De acordo com a corporação, produtos injetáveis irregulares foram apreendidos no local nesta quinta-feira (13).
Foram encontrados produtos vencidos, sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e fenol manipulado em nome de uma esteticista, que se identifica como biomédica, para serem aplicados nos pacientes.
“Os produtos usados não estavam em conformidade, então, durante o cumprimento do mandado de busca, nós apreendemos produtos injetáveis, desde ácido hialurônico vencido, produtos que não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como colágeno e o próprio fenol”, disse a delegada Aline Manzatto.
Segundo a Polícia Civil, a vítima fez o procedimento em 25 de maio com a investigada. Depois disso, ela começou a sentir dores intensas e, onze dias após o peeling de fenol, foi internada em um hospital. A paciente sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus e precisou passar por cirurgia para tratar a pele do rosto.
Os investigadores descobriram com a Vigilância Sanitária que a mulher não possui registro válido para atuar com procedimentos invasivos. A profissional é investigada pelos crimes de lesão corporal, exercício ilegal da medicina e uso de produto falsificado destinado a fins terapêuticos ou medicinais.