Na manhã de segunda-feira (24), o Protocolo de Encalhe da APA da Baleia Franca foi acionado devido ao aparecimento de um filhote de baleia-franca, com vida, na praia de Ibiraquera, em Imbituba, no Sul catarinense. Por volta do meio-dia, ele começou a derivar com a maré e as equipes do Instituto Australis/ProFRANCA e UDESC, junto à população local, direcionaram o animal para uma área mais profunda – ele estava bastante ativo e foi nadando até sair da zona de arrebentação.
De acordo com Karina Groch, diretora do Instituto Australis/ProFRANCA, que conta com patrocínio Petrobras, “por se tratar de um filhote recém-nascido, o reencontro com a mãe é fundamental para a sua sobrevivência. Estamos na torcida para isso e para que não encalhe novamente”. A ação contou com apoio da Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), do Porto de Imbituba e a praia fica no trecho monitorado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), de responsabilidade da UDESC.
Este é o primeiro encalhe de baleia-franca da temporada reprodutiva da espécie em Santa Catarina. A temporada começou antecipada, ainda em maio e, normalmente, se estende até novembro.
O Protocolo de Encalhes e Emalhes permanece mobilizado e é formado pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Instituto Australis, Associação R3 Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Militar Ambiental que trabalham em parceria para o atendimento de encalhes e emalhes na região da APA.