Nesta quinta-feira (22), a Polícia Civil desencadeou a Operação Catena, visando desarticular um esquema de transporte de drogas por meio de frota de caminhões. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva nas cidades gaúchas de Canoas, São Leopoldo, Santo Antônio da Patrulha, Cachoeirinha, Xangri-Lá, Guaíba e Três Coroas, além de Joinville e Itapoá, em Santa Catarina.
Até às 9h, dez pessoas haviam sido presas. A corporação realizou o bloqueio de bens dos investigados, em um limite de R$ 27 milhões e sequestrou veículos de luxo, caminhões, motocicleta esportiva e moto aquática. Durante as diligências, também foram apreendidos celulares.
A Polícia Civil informou que, durante as investigações, foi descoberto que o transporte das drogas era realizado por meio de cargas lícitas, com o intuito de se aproximar dos locais de carga e descarga.
Ainda conforme a corporação, o alvo principal da operação já havia sido preso. O indivíduo possui envolvimento em caso de extorsão, sequestro e cárcere privado.