Garopaba, no Sul de Santa Catarina, terá uma caminhada em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no próximo sábado (21). A atividade é aberta ao público com ou sem deficiência e tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade em prol da luta para os direitos.
A caminhada está programada para iniciar às 15h30, no Posto Nestor. A concentração seguirá pela avenida principal até a beira-mar, terminando na Casa de Cultura, localizada no Centro Histórico da cidade, onde haverá uma confraternização de aniversário de quatro anos da associação AGIR.
A organização do evento pede que os participantes usem camisetas pretas ou com emblemas relacionados ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Além de cartazes alusivos ao tema.
"A caminhada é importante por várias razões: conscientização, visibilidade, mobilização social, solidariedade. O objetivo é promover uma maior inclusão e igualdade, e destacando a necessidade de continuar lutando por um mundo mais acessível e justo para todos", informou Mikaela Pinto Florêncio, presidente da Associação dos Amigos e Autistas de Garopaba (AMAG).
Serviço
I Caminhada Nacional da Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Data: 21 de setembro (sábado)
Horário: Concentração às 15h30
Ponto de encontro: Posto Nestor