A Prefeitura de Porto Alegre emitiu um comunicado alertando os empresários da cidade sobre o golpe do alvará irregular. A Sala do Empreendedor, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), recebeu recentemente inúmeros relatos sobre a ação criminosa.
Leia também: homem de 35 anos morre afogado em rio de São Ludgero (SC)
O golpe funciona da seguinte forma: a vítima recebe, por e-mail, uma notificação de que o alvará do seu negócio está vencido e necessita de renovação, mediante pagamento de multa.
A Smdet esclarece que a prefeitura não entra em contato via telefone ou e-mail para informar sobre a situação do alvará. A única forma de fiscalização ocorre pessoalmente pela equipe de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Os fiscais realizam as vistorias devidamente identificados.
A Sala do Empreendedor orienta que as pessoas não respondam ao e-mail, ou cliquem nos links enviados na mensagem. Além disso, recomenda que o empreendedor registre Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, tão logo receba a notificação.
Com informações da PMPA