A Prefeitura de Imbituba (SC) deu um passo importante na modernização na gestão ambiental. Na segunda-feira (11), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) lançou o aplicativo “Rever”, uma plataforma digital que permitirá aos cidadãos fazerem denúncias ambientais de maneira mais ágil e eficiente. O aplicativo está disponível para download gratuito nas lojas virtuais Google Play e App Store.
Leia também: Arte Santeira em Madeira se torna patrimônio cultural do país
O Rever foi criado para denunciar de irregularidades ambientais, tais como, obras irregulares, corte inadequado de vegetação, depósito de resíduos de forma ilegal, poluição, queimadas e descumprimento de embargos ou interdições de obras e atividades. As denúncias podem ser feitas de forma identificada ou anônima.
De acordo com o secretário Alisson Pinho Gonçalves, a iniciativa visa modernizar a fiscalização ambiental de Imbituba, substituindo o antigo modelo de denúncias físicas, feitas por meio de blocos de papel, por uma solução digital mais rápida e eficaz. “Agora, as denúncias serão feitas diretamente pelo aplicativo, o que vai agilizar o processo de envio e acompanhamento das queixas. Os fiscais poderão monitorar as denúncias em tempo real, e os próprios munícipes terão maior transparência sobre o andamento das ações”, disse o Secretário Municipal do Meio Ambiente.
O secretário também destaca que o sistema é conectado a um equipamento portátil que estará com os fiscais, “assim, ao realizar as autuações ambientais, irá permitir a impressão do auto de infração na hora. O cidadão poderá acessar o processo administrativo fiscalizatório através do QR Code e protocolar defesa prévia e/ou recursos diretamente na plataforma”, comenta Alisson.
O APP Rever já é utilizado em outros municípios da região, como Criciúma, Nova Veneza e Lauro Muller. “Além de proporcionar agilidade, o aplicativo também será uma ferramenta para promover a conscientização ambiental e fornecer orientações aos cidadãos sobre as melhores práticas de preservação do meio ambiente”, reforçou Alisson Gonçalves.
O sistema também está disponível através do site: https://revercidadao.appsotecnologia.com.br/
Fonte: PMI