Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

As modalidades FAST em operação no Brasil

O que era promessa virou realidade; plataformas com conteúdos gratuitos, bancados por publicidade, são impulsionadas por TVs Conectadas.
Painel FAST: da promessa à realidade abordou os desafios e oportunidades encontradas por plataformas e canais já em funcionamento. Foto: Guto Lavigne/PIXTV

Thiago Pereira

3 de dezembro de 2024

atualizado às 11:35

O consumo de conteúdo linear na internet, que começou com plataformas de assinatura, ganhou um novo aliado: as plataformas FAST. Samsung TV Plus, Pluto TV e Só Play, são algumas das opções no mercado. Essas plataformas se abastecem de “canais fast”, que são bancados por publicidade e o usuário assiste “de graça”. O formato vem da sigla Free Ad-Supported Streaming Television (FAST). O assunto foi pauta de um dos painéis do Nextv Séries Brasil 2024, que está ocorrendo nesta terça-feira (03) em São Paulo.

Leia também: A TV por assinatura brasileira aposta no modelo híbrido

As TVs Conectadas e as diversas possibilidades de devices (dispositivos) tem facilitado essa distribuição, antes inimaginável. Algumas plataformas utilizam dispositivos próprios, como a Samsung TV Plus, já outras são mais democráticas.

Uma pesquisa recente mostra que metade dos domicílios do Brasil tem TV Conectada, isso aponta que o mercado ainda tem muito a crescer. Apesar de um crescimento de 14% no consumo de SmartTVs na América Latina, ainda há uma bolha a ser furada. “O número de ofertas de plataformas FAST será cada vez maior. As grandes marcas de aparelhos estão criando suas próprias plataformas e esse crescimento será natural, atrelado a mudança de mercado, de adaptação do usuário e principalmente econômico”, traça Felipe Gagliardi, gerente Sênior de Conteúdo da Samsung TV Plus.

A plataforma Pluto TV, do grupo Paramount, usa as ferramentas de ADS do grupo UOL para monetização da plataforma que conta com centenas de canais lineares gratuitos, bancados por essa publicidade. “Ainda há muitos desafios em buscar acertar o público alvo, mas estamos cada vez mais gerando leads com a jornada do usuário na plataforma para trazer resultados satisfatórios para todo ecossistema”, revela Andriano Hayashi, diretor de Receita Publicitária da Paramount.

O Nextv Séries Brasil é um evento realizado pela Dataxis que, neste ano, promove outros dois eventos simultâneos: CTV AD Days e Retail Media Days. Os três eventos debatem os formatos atuais de distribuição de conteúdos, fazem prospecções do futuro a curto prazo e abordam as formas de rentabilização nas plataformas OTT, TVs Conectadas e demais formatos digitais.

Acompanhe as atualizações sobre o Nextv no site, em nossas redes sociais e na edição do PIX News desta terça.

VEJA TAMBÉM:

WhatsApp Image 2024-12-03 at 12.08
Band, SBT e Record TV no streaming
WhatsApp Image 2024-12-03 at 15.20
Mercado de plataformas virtuais fideliza clientes em ISPs
WhatsApp Image 2024-12-03 at 09.51
Prefeito eleito de Imbituba (SC) anuncia novos nomes para compor a prefeitura
WhatsApp Image 2024-11-27 at 10.10
Grupo Koch vai inaugurar sua terceira loja em Palhoça (SC)
WhatsApp Image 2024-12-03 at 11.05
A TV por assinatura brasileira aposta no modelo híbrido
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E