P U B L I C I D A D E

Em Garopaba, Secretário de Aquicultura e Pesca de SC critica cota para pesca de tainha

Durante reunião no gabinete da Prefeitura, Tiago Bolan Frigo classificou decisão como injusta e ambientalmente incoerente.
Foto: PMG/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

16 de abril de 2025

atualizado às 09:55

Na manhã desta terça-feira (15), o Secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, se reuniu com o vice-prefeito de Garopaba, Guto Chaves, e o secretário de Agricultura e Pesca do município, Fabiano Viveira Abreu, para discutir a recente decisão do Governo Federal sobre as cotas para a pesca artesanal de tainha.

LEIA TAMBÉM: Na mira do STF, justiça da Espanha nega extradição de Oswaldo Eustáquio

Durante o encontro, Frigo criticou a medida que impõe limites exclusivamente aos pescadores artesanais de Santa Catarina, afirmando que a decisão desconsidera aspectos técnicos e prejudica aqueles que realizam a pesca de maneira sustentável. O objetivo da reunião foi alinhar estratégias entre o município e o Estado para contestar a decisão e defender os interesses da pesca artesanal local.

“Do ponto de vista ambiental, a decisão é nula, não faz sentido algum. Se a cota for apenas para os pescadores artesanais de Santa Catarina, o peixe vai passar e os pescadores do Paraná, do Rio de Janeiro e de São Paulo podem capturar”, afirmou o secretário.

Cotas de Pesca da Tainha para 2025

A Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26/2025 estabelece as seguintes cotas para a pesca de tainha (Mugil liza) nas regiões Sul e Sudeste do Brasil:

  • 600 toneladas para cerco/traineira nas regiões Sudeste e Sul, incluindo Mar Territorial e Zona Econômica Exclusiva (ZEE);
  • 970 toneladas para emalhe anilhado no Mar Territorial adjacente a Santa Catarina;
  • 1.100 toneladas para arrasto de praia no Mar Territorial adjacente a Santa Catarina;
  • 1.725 toneladas para emalhe costeiro de superfície nas regiões Sudeste e Sul, incluindo Mar Territorial e ZEE;
  • 2.300 toneladas para captura no estuário da Lagoa dos Patos, conforme definido na Instrução Normativa Conjunta MMA/Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República nº 3/2004.

Defesa dos pescadores locais

O vice-prefeito de Garopaba, Guto Chaves, reiterou o compromisso com os pescadores locais e enfatizou a importância da pesca artesanal para a cultura e a economia da região. "Iremos levar junto com o Governo de SC, a pauta adiante para o Governo Federal e aos órgãos ambientais, cobrando critérios técnicos e justiça na distribuição das cotas", disse Chaves.

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E