P U B L I C I D A D E

SC: limites entre Garopaba e Imbituba voltam à pauta com foco na comunidade da Aldeia

Tema voltou a ser debatido entre os municípios em reunião realizada na tarde de ontem (28).
Reunião teve como foco principal a situação da comunidade quilombola Aldeia, localizada no bairro Campo D'una. | Foto: PMG

Redação PIXTV (Site)

29 de maio de 2025

atualizado às 13:50

Na tarde de ontem (28), autoridades de Garopaba e Imbituba, no Sul de Santa Catarina, se reuniram novamente para tratar da definição dos limites territoriais entre os dois municípios. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura de Imbituba e contou com a presença do prefeito de Garopaba, Júnior Abreu, do vice-prefeito Guto Chaves e de vereadores garopabenses que foram recebidos pelo prefeito Michell Peninha, e por vereadores locais.

Garopaba já possui legislação específica sobre o tema — a Lei Municipal nº 72/2021, que estabelece os limites do município. No entanto, para que o processo de regularização avance, é necessário que Imbituba também aprove sua própria legislação definindo os limites territoriais.

O principal ponto da pauta foi a situação da comunidade quilombola Aldeia, localizada no bairro Campo D'una. Foram apresentados mapas com as atuais demarcações da área, com o objetivo de analisar os limites e discutir alternativas que melhor atendam à população local, garantindo direitos e serviços públicos adequados.

O superintendente do Instituto do Meio Ambiente de Garopaba (IMAG), Mathias Lima Rodrigues, deve se reunir nos próximos dias com a equipe técnica da Secretaria de Planejamento de Imbituba para detalhar os estudos territoriais existentes. A meta é construir, de forma colaborativa, uma solução técnica e institucional para a definição definitiva das divisas.

Paralelamente, o governo estadual, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realiza um levantamento inédito sobre os limites dos 295 municípios catarinenses, com o objetivo de reduzir conflitos e incertezas nas divisas municipais.

A expectativa é de que o diálogo entre Garopaba e Imbituba avance de forma ágil e respeitosa, considerando os anseios históricos da população e garantindo segurança jurídica e administrativa para ambos os municípios.

VEJA TAMBÉM:

invasao-casas-525x350
Cachorro protege família e impede crime em casa no bairro Campeche, em Florianópolis
0g0a3277
Bombeiros descartam explosão antes de desabamento em restaurante em São Paulo
modelo siteYT
Polícia investiga irregularidades em clínica de reabilitação na Praia do Rosa, em Imbituba (SC)
modelo siteYT (2)
Motorista diz que caminhão está vazio, PRF insiste em vistoria e acha contrabando milionário em SC
img_6731D927CD0B0D45F4353CD772529FC21B59
Comitiva de Garopaba (SC) avança em tratativas por obras e programas federais em Brasília
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E