Porto Alegre marcou presença na 121ª edição do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, realizada na última quarta (11) e quinta-feira (12), em Campina Grande, na Paraíba. O evento reuniu gestores públicos de diversas regiões do país para discutir o Marco Legal do Transporte Coletivo Urbano e compartilhar experiências voltadas à inovação e sustentabilidade no setor.
Durante o encontro, o secretário de Mobilidade Urbana da Capital, Adão de Castro Júnior, destacou a importância da regulamentação federal para o fortalecimento do transporte público. “É preciso manter esta pauta como prioridade. Somente com esse apoio será possível concretizar o nosso tão sonhado SUS do transporte, que permitirá distribuir o financiamento da operação entre diferentes entes. Isso exige o reconhecimento do transporte como um direito social fundamental, assim como a saúde, a educação e a moradia”, afirmou.
Além de participar dos debates, o secretário apresentou o projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo de Porto Alegre, que visa à transição para veículos menos poluentes. Ele também mediou um painel sobre o uso de tecnologia e inovação como ferramentas para a redução de mortes e lesões no trânsito.

VEJA TAMBÉM:
- Operação que apura eutanásias irregulares de animais prende ex-secretária de Canoas e 2 veterinários
- Cérebro, comportamento e saúde mental: Brain Week 2026 leva programação gratuita a Porto Alegre
- Hospital do RS é reconhecido pelo Ministério da Saúde por proteção social no cuidado à tuberculose
- Prefeitura de Porto Alegre lança Campanha do Agasalho 2026 nesta terça-feira (26)
- Operação contra grupo neonazista cumpre mandados em Porto Alegre e Canoas; uma pessoa é presa
- Homem com extensa ficha criminal e companheira fingiam ser policiais para ameaçar e agredir pessoas em Porto Alegre






