P U B L I C I D A D E

Grupo que usava drones para enviar materiais proibidos a presídios é investigado no RS

Uma pessoa foi presa e diversos materiais usados nas entregas apreendidos durante a Operação Rasante.
Materiais apreendidos consistiam em peças de drones e itens que seriam entregues em unidades prisionais. | Foto: PCRS/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

19 de junho de 2025

atualizado às 14:43

A Polícia Civil realizou nesta semana a Operação Rasante, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em lançar objetos ilícitos para dentro de presídios por meio do uso de drones. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Canoas, Viamão e Porto Alegre. Conforme a investigação, o grupo atuava de forma estruturada, com funções bem definidas: piloto de drone, motorista de apoio e responsável pela manutenção dos equipamentos.

As apurações começaram após o aumento de ocorrências envolvendo drones usados para entregar drogas, celulares e outros objetos proibidos dentro de estabelecimentos prisionais. Em ações anteriores, a Polícia Civil já havia apreendido drones, um fuzil AR-15 desmontado, munições, entorpecentes e aparelhos celulares.

Na operação da última terça-feira (17), os agentes apreenderam drones desmontados, peças de reposição, rádios comunicadores, kits prontos para lançamento contendo objetos como facas, fogareiros elétricos, latas de bebida e sal, todos cuidadosamente embalados para resistirem ao impacto. Também foram encontradas estruturas adaptadas para transporte aéreo, contrapesos, linhas e embalagens.

Durante as diligências, um foragido da Justiça foi localizado e preso em Canoas. A quadrilha tinha como alvo principal os presídios de Charqueadas e Canoas, onde realizava as entregas.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam e que a Operação Rasante faz parte de um conjunto de ações para combater o crime organizado e reforçar a segurança no sistema prisional gaúcho.

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E