P U B L I C I D A D E

Ação apura crimes de corrupção em contratos de pavimentação asfáltica na Serra catarinense

Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão na Serra e Litoral Catarinense.
Foto: MPSC

Redação PIXTV (Site)

14 de agosto de 2025

atualizado às 13:26

Na manhã desta quinta-feira (14), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), com apoio da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagraram a Operação Stone, voltada ao combate a crimes contra a administração pública.

São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Lages, São José do Cerrito e Itapema, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A investigação apura corrupção ativa e passiva, envolvendo agentes políticos, servidores públicos e um empresário do setor de pavimentação asfáltica, com pactuação de vantagens indevidas.

Segundo o MPSC, os investigados mantinham contatos frequentes, inclusive encontros presenciais, e agentes públicos recebiam valores em espécie para garantir pagamentos à empresa contratada. O esquema envolve contratos firmados com a Prefeitura de Lages entre 2017 e 2024, totalizando cerca de R$ 80 milhões, referentes à gestão anterior. Durante a operação, uma arma foi apreendida e uma pessoa presa.

A Polícia Científica de Santa Catarina deu suporte técnico para preservação da cadeia de custódia das evidências. A investigação tramita em sigilo, e novas informações serão divulgadas assim que os autos se tornarem públicos.

Operação Stone

O nome da operação, Stone, faz referência ao Stone Matrix Asphalt (Matriz Pétrea Asfáltica), um tipo de revestimento asfáltico a quente, rico em ligante e concebido para otimizar o contato entre os agregados graúdos, segundo manual do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

VEJA TAMBÉM:

invasao-casas-525x350
Cachorro protege família e impede crime em casa no bairro Campeche, em Florianópolis
0g0a3277
Bombeiros descartam explosão antes de desabamento em restaurante em São Paulo
modelo siteYT
Polícia investiga irregularidades em clínica de reabilitação na Praia do Rosa, em Imbituba (SC)
modelo siteYT (2)
Motorista diz que caminhão está vazio, PRF insiste em vistoria e acha contrabando milionário em SC
img_6731D927CD0B0D45F4353CD772529FC21B59
Comitiva de Garopaba (SC) avança em tratativas por obras e programas federais em Brasília
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E