A terça-feira (30) começou com temporais isolados no Oeste de Santa Catarina e, ao longo do dia, a instabilidade deve se espalhar por todas as regiões do Estado. A combinação de uma frente fria que avança pelo mar e um sistema de baixa pressão sobre o Sul do Paraguai favorece a formação das tempestades, segundo a Defesa Civil estadual.
O órgão alerta para risco moderado a alto de ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. As tempestades podem vir acompanhadas de chuva intensa, raios, rajadas de vento fortes e possível granizo.

A quarta-feira (1º) começa com grande quantidade de nuvens pelo estado e com condição de chuvas fracas rápidas, especialmente entre os Planaltos e o Litoral. Ao longo do dia, essa condição se intercala com períodos de melhoria com sol.
Já na quinta e sexta-feira, a influência de áreas de baixa pressão favorece a ocorrência de chuva e temporais isolados por todas as regiões do estado. As temperaturas no amanhecer seguem entre 13°C e 19°C na maioria das regiões. Durante a tarde, elas variam de 20°C a 26°C no dia 2 e ficam próximas dos 20°C no centro/leste na sexta.
Orientações da Defesa Civil
- Busque abrigo em locais seguros durante os temporais, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Evite atravessar áreas alagadas, incluindo ruas, pontes ou pontilhões submersos.
- Em caso de ventos fortes, não fique próximo a árvores, postes, muros, placas e outras estruturas que possam cair.
A população deve acompanhar os canais oficiais da Defesa Civil e manter atenção às mudanças rápidas no tempo ao longo do dia.