Na manhã desta segunda-feira (24), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou a Operação “Free Way” com apoio da Polícia Militar. A ação é resultado de um Procedimento Investigatório Criminal conduzido pela 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palhoça, que investiga um grupo criminoso especializado em tráfico de drogas na região da Grande Florianópolis.
A ofensiva tinha como objetivo cumprir quatro mandados de prisão preventiva e 50 de busca e apreensão. As ordens foram cumpridas nos municípios de Palhoça, Florianópolis, São José e Biguaçu, com participação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e outras unidades da Polícia Militar.
Ao menos duas prisões ocorreram em flagrante: uma por porte de drogas e outra por receptação de veículo furtado. Aproximadamente 10 kg de maconha, 250 g de cocaína, um fuzil calibre 5,56, um revólver calibre 38, um colete balístico, rádios de comunicação, anotações de tráfico e dinheiro em espécie também foram apreendidos.
Segundo as investigações, o grupo criminoso atuava de forma organizada no bairro Caminho Novo, em Palhoça, e estendia sua atuação a outros municípios da região, inclusive envolvendo adolescentes na venda de drogas, inclusive próximo a escolas.
O nome da operação, “Free Way” (caminho livre, em tradução livre), simboliza o objetivo de libertar a comunidade da atuação do grupo criminoso investigado.
Os materiais apreendidos serão analisados pela Polícia Científica e servirão para aprofundar a investigação e identificar outros envolvidos. As investigações tramitam sob sigilo, e novas informações serão divulgadas assim que possível.












