Março é um mês bastante lembrado por uma data em particular: 8 de março é o dia Internacional da Mulher. Nos dias que se aproximam desta data tão importante, se ouve falar de histórias sobre diferentes mulheres da época atual, mas você sabe quem teve a ideia de criar o dia comemorativo?
Conheça a seguir como surgiu o dia internacional das mulheres, por que o dia 8 é a data escolhida e por que a cor roxa representa o movimento.
O dia internacional da mulher é uma data que remonta anos de histórias de luta e perseverança de milhares de mulheres ao redor do mundo. A data comemorativa simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.
A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos. Com origem no movimento operário, a data foi oficializada em 1975, quando a ONU começou a comemorar de fato o dia. Em 1908, cerca de 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York, nos Estados Unidos, exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.
A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres. A data proposta não tinha um dia fixo, até uma greve em meio à guerra na Russia, em 1917. A greve das mulheres começou no dia 23 de fevereiro daquele ano. As mulheres russas pediam "pão e paz" e quatro dias após a greve, o Czar foi forçado a abdicar, depois disso, o governo provisório concedeu o direito ao voto às mulheres.
Dia 8 de Março no calendário gregoriano, corresponde ao dia 23 de fevereiro pelo calendário juliano usado na época na Rússia.
A cor Roxa
A cor roxa não é o único tom a simbolizar este movimento. As cores verde e branco, além do roxo, simbolizam o Dia Internacional da Mulher. O Verde simboliza a esperança, o Branco representa pureza e o Roxo significa justiça e dignidade. Estas cores originaram da União Social e Política das Mulheres (WSPU, na sigla em inglês) no Reino Unido em 1908", afirmam.
O Dia Internacional da Mulher não é um mero dia voltado simplesmente a homenagens triviais às mulheres, mas diz respeito a um convite à reflexão referente a como a nossa sociedade as trata. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho.
Fontes: bbc.com/brasilescola