Em mais uma ação para combater a pirataria das Tvs Box, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na última semana, um hotsite com a lista de caixinhas de Smart TV box ou TV Box homologadas pela agência.
O hotsite é um espaço próprio onde uma empresa tem a oportunidade de descrever melhor certo produto ou serviço que oferece. A lista contém as caixinhas que estão em conformidade com a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998). Ou seja, apenas as que são legais.
A divulgação dessa lista, com os dispositivos, tem o objetivo de educar a população depois das medidas de bloqueio de caixinhas não homologadas e que recebem conteúdo pirata.
Leia tembém: Depois das TV Box, Anatel mira pirataria em sites e apps piratas
Na prática, a lista tem caixas que utilizam o sistema Android e Google TV de marcas como a própria Google (Chromecast), Intelbras, Multilaser, ZTE, Amazon (como o Fire Stick) e Shenzhen Aike Weida Technology. A agência lista ainda dois modelos de Apple TV, aparelhos com o sistema operacional TVOS, que é fechado e não permite a instalação de aplicativos fora da App Store. Alguns dos modelos da marca chegam a custar R$ 1,5 mil.
Essas caixinhas também funcionam com o streaming de aplicativos como Netflix, Amazon Prime, Disney+ e Globoplay, mas em alguns casos também há a disponibilidade de canais ao vivo em aplicativos disponíveis nas lojas.
"Por se tratarem de dispositivos de comunicação do ambiente do usuário, que se conectam a provedores de Internet para o envio e a recepção de informações, a Anatel homologa os produtos fornecidos no mercado brasileiro dentro de seu programa de avaliação da conformidade de produtos para telecomunicações, para garantir a segurança do espectro de radiofrequências e de seus usuários durante o uso", afirma a agência no site.
Porém ainda continua fácil achar na Internet aparelhos TV Box bem mais baratos e que não constam na lista da Anatel. Alguns afirmam até serem homologados pela agência (veja abaixo), mas não constam na relação de dispositivos liberada nesta semana. Uma maneira fácil de identificar se o produto é homologado é com a marca da Anatel e o número do certificado de homologação.
Leia mais: 11 pessoas são presas em operação contra pirataria digital
Com informações de: teletime.com