P U B L I C I D A D E

Antídoto contra metanol: Porto Alegre recebe 60 ampolas de etanol farmacêutico

Capital gaúcha confirmou um caso contraído fora do Estado e investiga novas suspeitas.
Foto: Divulgação/MS

Redação PIXTV (Site)

9 de outubro de 2025

atualizado às 14:20

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), um lote com 60 ampolas de etanol farmacêutico, medicamento utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. A entrega foi viabilizada por meio de articulação entre o Grupo Hospitalar Conceição e a SMS. As ampolas estão sendo distribuídas para os serviços de referência no atendimento de urgência e emergência - Hospital de Pronto Socorro, Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital Vila Nova e Santa Casa de Porto Alegre. 

O município registrou mais um caso suspeito de intoxicação por metanol, em paciente do sexo masculino, de 28 anos, residente na Capital. O homem relatou ter ingerido, na noite de 8 de outubro, uma garrafa de uísque, adquirida em supermercado em Canoas. Procurou atendimento no Hospital Restinga e Extremo Sul, apresentando dor abdominal, visão turva, fraqueza, dor lombar, urina escura e hematêmese. O caso foi comunicado ao Centro de Informação Toxicológica (CIT) e está em investigação.

O primeiro caso suspeito, registrado no Hospital de Pronto Socorro, foi descartado após análise laboratorial negativa. Outro caso que estava em investigação na Santa Casa também foi descartado. 

Já o caso confirmado em paciente atendido pelo Hospital São Lucas da PUCRS, notificado no início da madrugada de ontem (8), permanece em acompanhamento. O exame de sangue confirmou a presença de metanol. O paciente relatou ter ingerido caipirinhas de vodka em um bar em São Paulo, no dia 26 de setembro. Ele apresenta melhora clínica, mantendo apenas cansaço leve.

As investigações seguem sendo conduzidas pela Vigilância em Saúde de Porto Alegre, em articulação com o CIT e as equipes hospitalares, para análise de amostras e verificação da procedência das bebidas.

Solvente tóxico

O metanol é um solvente industrial altamente tóxico. Pode causar intoxicação grave, mesmo se ingerido em pequenas quantidades. Fique atento aos sintomas após consumir bebidas alcoólicas:

  • Sintomas de embriaguez com desconforto gástrico ou gastrite
  • Visão borrada, com manchas escuras, fotofobia ou perda de visão
  • Dor abdominal, náusea e vômito
  • Tontura, dor de cabeça, confusão

Como se proteger:

  • Opte por locais de venda confiáveis e exija a nota fiscal do produto
  • Desconfie de preços muito abaixo do normal
  • Opte por produtos lacrados. No rótulo, a impressão de embalagens deverá estar nítida, sem erros de ortografia ou sinais de reutilização 
  • Evite produtos de procedência duvidosa 
  • Prefira o consumo de bebidas sem álcool
  • Lembre-se: no consumo de bebidas alcoólicas, não há níveis seguros para a saúde 

Em caso de sintomas procure atendimento de saúde imediatamente. Ligue 0800 722 6001 (Disque-Intoxicação – 24h, gratuito). Para denunciar alteração de bebidas em Porto Alegre, ligue para o número 156 (ou pelo aplicativo 156+POA).

Fonte: PMPA

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT
Grupo Koch anuncia antecipação de 40% do PPR 2025 para colaboradores
0g0a3277
Bombeiros descartam explosão antes de desabamento em restaurante em São Paulo
WhatsApp Image 2025-10-06 at 09.41
Sul de SC: armados com faca e taco de madeira, dupla aterroriza moradora ao tentar roubar casa
WhatsApp Image 2025-10-06 at 08.46
Fenômeno do sertanejo, Ana Castela fará show em Tubarão (SC) no dia 22 de novembro
aedes-wolbachia-wolbito-mc_abr_09092025-
SP: fábrica de mosquitos recém inaugurada oferece tecnologias para redução da dengue
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E