O trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça (SC), volta e meia enfrenta filas por conta de intercorrências associadas a deslizamentos ou acidentes naquele ponto da rodovia. A melhor das soluções para resolver o problema, entretanto, está parada há anos: o projeto do túnel previsto pelo governo federal para o Morro. No entanto, a tendência é que a proposta volte a ser discutida e possa sair do papel, segundo o colunista Ânderson Silva, do NSC Total.
Conforme apurado pelo colunista, a Arteris Litoral Sul deve enviar ao Ministério dos Transportes a possibilidade da obra para gerar maior fluidez de tráfego no local. Além do túnel, a concessionária também incluirá uma opção de terceira faixa.
A execução dos trabalhos depende de uma negociação com os indígenas que moram na região. No caso do túnel, o impacto na aldeia indígena é considerada bem menor, o que evitaria maiores impasses para a liberação. Por outro lado, a terceira faixa resultaria na supressão de área indígena, uma preocupação para as discussões.
Ainda de acordo com o Ânderson Silva, a discussão será feita na repactuação do contrato de concessão da BR-101 Norte, em Santa Catarina. Até o final do ano, a empresa precisa enviar o pedido oficial ao governo federal, que será o responsável por dar o aval ao “novo contrato”, como está sendo chamado o modelo nos bastidores. Caso ele seja aceito, a Arteris terá 15 anos a mais de concessão. Atualmente, ele encerraria no ano de 2032, e passaria para 2047.
Com informações do NSC Total