P U B L I C I D A D E

Audiência pública do novo Plano Diretor de Porto Alegre reúne mais de 1,5 mil pessoas

Evento marcou a etapa final de contribuições ao projeto antes do envio à Câmara Municipal.
Evento ocorreu no último sábado no Auditório Araújo Vianna. | Foto: Alex Rocha/PMPA

Redação PIXTV (Site)

12 de agosto de 2025

atualizado às 09:39

No último sábado (9), Porto Alegre promoveu a audiência pública de apresentação e discussão da proposta do Plano Diretor Urbano Sustentável (Pdus) e da Lei de Ocupação do Solo (Luos). O encontro, realizado no Auditório Araújo Vianna, no Parque Farroupilha, marcou a última etapa de contribuições ao projeto antes do envio à Câmara Municipal. A atividade contou com 3 mil inscrições virtuais e credenciamento presencial de 1.517 pessoas.

“O novo Plano Diretor é a lei mais importante de uma cidade que define para onde vamos e como queremos. O modelo que apresentamos com ampla transparência e discussão com a população não é de um prefeito ou de um governo, mas um instrumento previsto na Constituição e no Estatuto da Cidade. É sobre o futuro de Porto Alegre e o direito de todos de viver melhor”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.

As contribuições e sugestões para a revisão do plano seguem sendo recebidas pelo e-mail planodiretor@portoalegre.rs.gov.br.

“A audiência pública é a etapa final e obrigatória do processo legislativo e participativo. Quando falamos de plano diretor, não se chega a um consenso geral, pois cada um olha a cidade sob sua perspectiva. Nosso papel é garantir que o trabalho de revisão reflita a vontade da maioria”, explicou o secretário Germano Bremm.

A proposta do novo Pdus é orientada por cinco objetivos centrais para o futuro da capital: adaptação às mudanças climáticas e meta de zerar emissões; qualificação dos espaços públicos e aproveitamento do Guaíba; redução do tempo de deslocamento diário; diminuição do custo da moradia e ampliação do acesso à cidade; e fortalecimento do planejamento urbano com base em dados e economia urbana.

Programação

O evento iniciou às 9h com o credenciamento, seguido da abertura oficial e apresentação das regras de participação e do conteúdo detalhado do plano, às 11h. Após o intervalo para o almoço, às 13h, o público teve espaço para manifestações orais, com 118 falas registradas. O encerramento ocorreu às 19h30, com as considerações finais da mesa.

Com informações da PMPA

VEJA TAMBÉM:

img_20EA7BD42F7B51D947935D6CC0C7CC690ED1
Instituto Imas assume gestão do Pronto Atendimento de Garopaba e abre vagas em diversas áreas
Media (1)
Sequestro, cárcere e medicação forçada levam à interdição de comunidade terapêutica em Garopaba (SC)
segurar-o-aparelho-ou-teclar-no-celular-
Motociclista é flagrado utilizando celular enquanto dirige e acaba preso por tráfico em Garopaba
modelo siteYT (2)
SC: preso suspeito de executar homem com mais de 30 tiros no bairro Penha, em Paulo Lopes
banrisul-1613002438483_v2_900x506
R$ 948 milhões: Banrisul registra maior lucro de sua história entre janeiro e setembro de 2025
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E