P U B L I C I D A D E

Avaí x Remo: MPSC investiga brigas entre torcidas e suspeita de racismo por parte de torcedora

Casos foram registrados durante a partida realizada no sábado (15), em Florianópolis.
Foto: Reprodução / ESPN

Redação PIXTV (Site)

19 de novembro de 2025

atualizado às 14:21

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu duas investigações para apurar as brigas entre torcedores de Avaí e Remo, registradas no sábado (15), dentro e fora da Ressacada, em Florianópolis, durante jogo pela Série B do Campeonato Brasileiro. O órgão também apura um possível crime de racismo, após uma torcedora do Avaí ser acusada de xenofobia contra torcedores do clube paraense.

As apurações estão sob responsabilidade de duas Promotorias de Justiça da Capital. A 29ª Promotoria de Justiça, que atua na área do consumidor, investiga os confrontos entre os torcedores. A Promotora de Justiça Priscila Teixeira Colombo determinou a abertura de um procedimento administrativo e enviou ofícios à Polícia Militar, pedindo esclarecimentos sobre o caso e a identificação dos envolvidos. A torcida organizada Mancha Azul também foi notificada para prestar informações.

A 40ª Promotoria de Justiça, responsável por casos de enfrentamento ao racismo em todo o estado, conduz a segunda frente de investigação. O Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior informou que foi instaurado um procedimento para apurar a denúncia de xenofobia praticada por uma torcedora do Avaí durante a partida. A investigação deve identificar e ouvir a suspeita, além de cobrar do clube quais medidas serão tomadas.

Segundo o MPSC, ao final do processo podem ser recomendadas ações ao Avaí para prevenir e coibir práticas discriminatórias nos estádios.

Campanha "Nossa Torcida é pela Paz"

O MPSC destaca que mantém ações de prevenção à violência no futebol. Em setembro, lançou a campanha "Nossa Torcida é pela Paz", em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), a Federação Catarinense de Futebol e os 16 clubes que disputaram a Copa Santa Catarina.

Durante os jogos, jogadores e mascotes entram em campo com uma faixa da campanha, e mensagens de conscientização são exibidas ao público.

A iniciativa busca tornar os estádios catarinenses ambientes mais seguros e acolhedores, reforçando que a construção de um futebol sem violência depende da atuação conjunta de torcedores, clubes e instituições.

VEJA TAMBÉM:

img_20EA7BD42F7B51D947935D6CC0C7CC690ED1
Instituto Imas assume gestão do Pronto Atendimento de Garopaba e abre vagas em diversas áreas
JULIO RENY 01 musico
Caso Julio Reny: vaquinha para tratamento do músico gaúcho espancado supera R$ 119 mil
Media (1)
Sequestro, cárcere e medicação forçada levam à interdição de comunidade terapêutica em Garopaba (SC)
segurar-o-aparelho-ou-teclar-no-celular-
Motociclista é flagrado utilizando celular enquanto dirige e acaba preso por tráfico em Garopaba
modelo siteYT
BackStage: relembre a edição do programa da PIXTV com o ícone do rock gaúcho Julio Reny
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E