P U B L I C I D A D E

Campanha do DetranRS busca estimular o uso do cinto de segurança no banco de trás

O lançamento da nova campanha de segurança ocorreu no último sábado (26) durante a 46ª edição da Expointer.

Redação PIXTV (Digital)

28 de agosto de 2023

atualizado às 13:10

O DetranRS lançou neste sábado (26), em seu estande na Expointer, a nova campanha de segurança no trânsito. Buscando reduzir a letalidade dos acidentes, a autarquia apostou no cinto de segurança, especialmente no banco traseiro, onde muitas vezes ainda não é utilizado. Para reforçar a mensagem das peças que estarão em rádio, TV, impresso e digital no próximo mês, o DetranRS colocou em seu estande na Expointer um simulador de capotamento.

Com o equipamento, o DetranRS quer mostrar que o cinto minimiza a gravidade das lesões e pode ser a diferença entre a vida e a morte. O uso nos bancos dianteiros já está incorporado à cultura do brasileiro. Alguns veículos mais novos até incorporaram lembretes sonoros. Mas o uso no banco traseiro ainda levanta dúvidas, inclusive sobre sua obrigatoriedade. A campanha quer esclarecer alguns mitos e tornar o uso do cinto no banco de trás tão natural quanto para os bancos da frente.

O diretor-geral, Mauro Caobelli, falou da contribuição que o DetranRS vem dando para a pauta da segurança, com o combate à alcoolemia e à mortalidade no trânsito. “Temos a responsabilidade de tentar evitar milhares de mortes a cada ano. Sabemos que cada morte é o luto de uma família, e poupar cada uma delas é o que nos move”.

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, parabenizou o DetranRS pela visão que tem tido de tomar pra si responsabilidades da área da segurança e lembrou que segurança no trânsito também é segurança pública, já que a intenção é salvar vidas.

Desculpas

Para desenvolver a campanha, a agência Escala levantou alguns dos motivos que pessoas utilizam para justificar a falta do cinto de segurança no banco traseiro. Desconforto, sensação de segurança maior do que no banco da frente, confiança no motorista, deslocamento curto e surpreendentemente, boa parte das pessoas não saberem que é obrigatório. As peças buscam combater esses argumentos, comparando o tempo de formular a desculpa ao ato quase reflexo de colocar o cinto. Todas as peças ainda reforçam a obrigatoriedade do cinto no banco de trás. O argumento principal é que não tem desculpa para não usar o cinto no banco de trás, já que quando confrontados com fatos, nenhuma desculpa se sustenta. O VT foi produzido pela Zepp Filmes.

Na mesma linha, pra não deixar dúvidas quanto a eficácia do cinto, o simulador de capotamento no estande proporciona a experiência assustadora de estar em um acidente de trânsito, fazendo as pessoas sentirem na pele a proteção proporcionada pelo cinto. Nunca pensamos que podemos sofrer um acidente, mas quando isso ocorre, estar com o cinto faz toda a diferença.

Expointer

O simulador estará disponível até o próximo domingo (03) para os visitantes, que também poderão buscar informações sobre serviços e participar de atividades educativas. Haverá demonstração do etilômetro, orientação quanto ao correto uso de dispositivos de segurança para bebês e crianças, apresentação do site Peça Legal, exibição de vídeos educativos, totem para consulta e pagamento de tributos ou taxas pendentes, entre outras atividades.

Fonte: ASCOM DETRANRS

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E