O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) emitiu uma decisão que proíbe a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) de realizar novas ligações elétricas em Garopaba, no Sul do Estado, até que sejam cumpridas melhorias no fornecimento de energia e a indenização dos consumidores.
Leia também: Empresa no RJ revendia carne que estragou durante enchentes no RS
A sentença vem após um processo iniciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e uma denúncia de consumidores que alegaram quedas frequentes e prolongadas de energia na cidade desde 2016. A empresa afirmou que vai analisar os fundamentos da decisão.
Ações da Celesc para melhorar o fornecimento de energia
Em resposta à decisão, a Celesc ressaltou os esforços feitos nos últimos anos para melhorar o sistema de fornecimento em Garopaba e região. Entre as ações realizadas, destacam-se:
- Investimento de cerca de R$ 11 milhões em melhorias no sistema elétrico da cidade
- Construção de uma rede elétrica de 28 quilômetros de extensão com tecnologia compactada
- Criação de uma alternativa de alimentação, já que o município dependia apenas de um alimentador vindo de Imbituba
Medidas preventivas e novas melhorias planejadas para 2025
A Celesc também implementou ações preventivas, como a remoção de salitre da rede elétrica e a criação de novas turmas de manutenção para a região de Imbituba e Garopaba. Para 2025, está prevista a construção de uma subestação perto da BR-101, que visa aumentar a oferta e a confiabilidade do fornecimento de energia para a região.
A empresa reforçou seu compromisso com a qualidade da energia entregue aos consumidores catarinenses, destacando que, caso a decisão judicial seja mantida, cumprirá as determinações judiciais enquanto trabalha para esclarecer as questões técnicas envolvidas.
Fonte: Notisul