Cerca de 1,3 toneladas de cocaína, armas e munições foram apreendidas durante uma operação que envolveu a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM), nas cidades de Balneário Camboriú e Joinville, no Norte Catarinense, na noite de segunda-feira (18). Seis pessoas foram presas com o material que estava em dois endereços distintos. De acordo com a investigação, os locais serviam como depósitos e laboratórios para a preparação da substância ilícita.
A ação foi iniciada após identificação e acompanhamento de um veículo suspeito de transporte de drogas na região. Ao chegarem a uma residência em Balneário Camboriú, os policiais fizeram a abordagem ao motorista, encontrando cerca de 20 kg de cocaína no porta-malas do carro.
Já no interior do imóvel, as equipes localizaram mais 424 kg de substância assemelhada a cocaína, distribuída em vários cômodos da casa e em outros dois veículos que ali se encontravam, totalizando 444 kg. "Também foram apreendidas uma balança, várias embalagens e materiais para o preparo da droga, com o fim de ser transportada e comercializada. Quatro pessoas que se encontravam na residência e faziam o preparo e guarda da droga foram presas em flagrante delito", informou a PF.
Em razão de indícios colhidos no local, os policiais apuraram que poderia haver outro imóvel em Joinville, de onde o veículo teria partido, que também seria usado pelo grupo criminoso como depósito de drogas.
No local, foram encontrados mais 892 kg de cocaína, uma metralhadora .50; 10 fuzis; 11 pistolas de calibre restrito; 52 carregadores para fuzis e 10 para pistolas; duas granadas; cerca de 650 munições de calibre restrito e 50 de calibre permitido. Uma pessoa foi presa em flagrante nesta segunda residência.
Os presos responderão pelo crime de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito. Todos serão encaminhados ao presídio onde ficarão à disposição da justiça.