As últimas cinco pontes de madeira em São José (SC), localizadas no bairro Colônia Santana, vão ser substituídas por estruturas de concreto. Nesta quinta-feira (15), o secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, engenheiros e técnicos da Prosul, além de lideranças da comunidade, vistoriaram as margens do Rio Maruim para dar início aos estudos técnicos.
A partir deste mês, a Prosul terá 90 dias para elaborar projetos estruturais e executivos das novas estruturas. De acordo com o secretário Júlio, algumas destas novas pontes serão construídas próximas às atuais como forma de garantir a mobilidade da população, além de prever pontos mais altos como forma de evitar problemas com futuras enchentes do rio.
“A ação trará mais qualidade de vida para os moradores, melhorando a mobilidade, proporcionando mais segurança e ampliando o escoamento das águas, evitando alagações localizadas”, complementa. Ele lembra que, em fevereiro deste ano, devido às chuvas, a Prefeitura teve que reconstruir uma destas pontes de madeira.
“Com as novas pontes, nos próximos períodos chuvosos, a população não terá o sofrimento vivido em outros anos”, reforça. A previsão é de que as obras iniciem em 2025. Nos projetos das futuras pontes serão previstas iluminação pública e passeios dos dois lados.