O edital de comércio de praia para a temporada 2024/25 trouxe novidades com relação ao quesito sustentabilidade. Regras mais rígidas deverão ser respeitadas pelos profissionais que trabalharem nas praias de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, durante o verão, informou a prefeitura da cidade.
Por isso, na última quarta-feira (16), 50 comerciantes que concorrerão as vagas, participaram do curso de “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (SEDETUR).
O curso é uma forma de capacitação para os participantes que farão a inscrição no edital e que, posteriormente, trabalharão nas praias.
Este ano, o edital contemplará com alvarás mais de 150 comerciantes, que trabalharão em oito praias do município. “Realizamos essa capacitação pela preocupação com a higiene na manipulação de alimentos na faixa de areia e com a saúde de turistas e moradores”, disse o administrador da Sala do Empreendedor, Adão Borges.
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário , Alex Bondan, o comércio de praia deve respeitar as normas ambientais e sanitárias que regem a região de Imbituba, já que a faixa costeira da cidade está dentro da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF). “Neste ano, incluímos na comissão que elabora o edital de comércio de praia os representantes da APABF, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), entre outras, para aumentarmos o rigor das questões ambientais”, esclareceu Alex Bondan.
O curso da última quarta-feira foi ministrado pela equipe da Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). Foram abordados tópicos como segurança alimentar, contaminantes alimentares, higiene e organização do local e do manipulador de alimento, uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, normas sanitárias, bem como, cuidados com resíduos sólidos e líquidos.
Uma nova turma participará do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos no dia 23/10, às 14 horas, na SEDETUR.
Fonte: PMI