Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Conheça a Praia do Rosa: uma das baías mais lindas do mundo

Destino é cartão postal da cidade de Imbituba (SC). A praia do Rosa único representante brasileiro no Clube das 30 Baías Mais Belas do Mundo.

25 de maio de 2024

Famosa por seu mar azul de águas cristalinas, surfe e trilhas, a praia recebe milhares de turistas ao longo do ano. A praia do Rosa fica localizada em Imbituba, cidade no Litoral Sul de Santa Catarina e faz parte da região Encantos do Sul, juntamente com outros 32 municípios do Estado catarinense. A temporada de verão é o auge do movimento na praia do Rosa, mas fora da época de férias, a região segue um ritmo mais lento, porém mantendo as várias atividades que faz da praia um dos lugares mais frequentados da região Sul catarinense.

Por onde começar?

Se você procura uma praia mais tranquila, sem muitas pessoas, um bom período para visitar a Praia do Rosa é em abril e maio, e entre os meses de agosto a novembro também. No fim de ano, a região do Rosa Norte costuma ser bastante agitada com diversas famílias, grupos de amigos e os moradores da região que se agrupam a beira-mar para curtir e aproveitar o mar de ondas altas e os bares e lanchonetes.

Como chegar?

Foto: Guto Lavigne | Reprodução: Vitrine/PIXTV

Chegar até o Rosa é relativamente fácil. A capital catarinense, Florianópolis, fica a apenas 90 km de distância, ou pouco mais de 1h20 de viagem. A Praia do Rosa também fica perto de Garopaba (16 km), Guarda do Embaú (36 km), Palhoça (50 km), por exemplo.

Por ser uma região perto de outros centros urbanos, a praia do Rosa costuma receber visitantes de outras cidades em finais de samana quentes e feriados prolongados. Confira ao fim do texto a localização da Praia do Rosa.

Atividades na praia

O Surfe

As ondas atraem os surfistas a Praia do Rosa principalmente no mês de julho, que é quando elas ficam mais altas e a praia mais cheia dos adeptos a adrenalina. Mas, durante o ano inteiro, o Rosa vive e respira surfe, mesmo com frio é possível avistar surfistas e os corajosos que tentam' pegar aquela onda'. A região do Rosa é ótima também para quem tem interesse em aprender a surfar, pois há várias escolinhas de surfe espalhadas pela região da praia.

A praia do Rosa também oferece outras modalidades de esportes para realizar no mar, como o Kitesurf, Skydive e outros.

Foto: hostelexplorer.com.br

Observação de baleias

A estação mais fria do ano recebe as baleias-franca, que passam pelo litoral do sul do Brasil para dar à luz aos seus filhotes nessa época do ano. Um verdadeiro acontecimento, a região é conhecida com um enorme berçário das baleias-franca. O período que as baleias ficam pelas águas da região do Rosa, atrai milhares de turistas.

Entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de outubro é o período quando as baleias mais aparecem e geralmente seu espetáculo pode ser visto a partir dos costões rochosos que beiram a praia e servem como mirantes durante essa época.

Caminhada a beira-mar

Com uma extensão de mais de dois quilômetros, a beira-mar no Rosa é um destino perfeito para quem gosta de caminhadas. Se a ideia é andar por uma beira-mar mais 'vazia', o Rosa Sul pode ser uma escolha mais segura. Já que o Rosa Norte costuma ser mais cheio, principalmente, em período de temporada de verão.

Foto: Guto Lavigne | Reprodução: Vitrine/PIXTV

Falando em Lagoas

Outra atração bastante procurada são as Lagoas. Além da Lagoa do Meio, que fica bem à beira da praia e serve para que as crianças brinquem e curtam uma água menos fria que a do mar; existe também a lagoa do Ibiraquera, a qual proporciona uma linda vista do pôr do sol e também um paraíso de windsurfistas e kitesurfistas, pela qualidade do vento. A Lagoa de Ibiraquera possui uma beleza única, local ideal para famílias com filhos, por possuir águas tranquilas. Pode se chegar à praia pela trilha que inicia no Rosa Sul ou de carro.

Trilhas

Uma das trilhas que é possível fazer na Praia do Rosa é a da Praia do Ouvidor que vai até o Rosa. Ela chega no Rosa Norte, onde vemos a maior diversidade e concentração de plantas. Também nessa trilha você pode passar pela Praia Vermelha, um local lindo e praticamente deserto. Muitas paisagens lindas, mirantes e até piscinas naturais serão encontradas ao longo do caminho.

Outra trilha é a da Praia do Luz. A trilha até a Praia do Luz dura cerca de 20 minutos e é tão fácil e rápida quando a da Praia do Ouvidor. Você poderá ver e fotografar paisagens incríveis ao longo dessa travessia, com vistas que dão para outras praias e até algumas ilhas próximas ao Rosa. O destino final, a Praia do Luz, é outra recompensa que o turista terá caso escolha realizar essa trilha.

Foto: viajandoem321.com

São tantas opções

A praia do Rosa possui tantas opções de lazer e atividades que é impossível escrever todas aqui. Mas já deve ter uma boa noção com o que leu até aqui. Além da natureza, trilhas, esportes na água, terra e mar. Os restaurantes, bares e lanchonetes são muitos procurados pelos visitantes e turistas.

Curiosidades

Em abril de 2015, o famoso jornal The Guardian publicou uma lista das 10 melhores praias do mundo que você nunca ouviu falar, e a Praia do Rosa compõe a lista com as outras localidades.

A origem do nome da Praia do Rosa data do início dos anos 60, quando ela não possuía nem luz elétrica e muito menos água encanada e era habitada apenas por alguns agricultores e pescadores da região. Na época, era chamada de Praia do Porto Novo. 

Entre os moradores da região, havia o pescador Dorvino Manoel da Rosa, proprietário das terras que davam acesso à beira da praia. Ele era muito hospitaleiro e costumava receber em sua casa viajantes hippies e surfistas que costumavam visitar o local em busca de ondas e aventuras na década de 70. 

Em referência ao dono das terras, seu Dorvino da Rosa, esses mesmos visitantes passaram a chamar a antiga “Praia do Porto Novo” de “Praia do Rosa”, o que acabou se popularizando e sendo adotado por todos. 

Somente por volta dos anos de 1980, a Praia do Rosa recebeu energia elétrica e passou a ser cada vez mais visitada por turistas de todo o mundo, em sua maioria jovens, surfistas e hippies, que buscavam por um lugar tranquilo e com boas ondas. 

Escolheu a Praia do Rosa como seu próximo destino? Então veja abaixo a localização:

Com informações de: posadabarramar.com.br/ praia.info.com.br/ maladeaventuras.com.br/ passagenspromo.com.br

SIRIÚ - VISTA DE CIMA
A maior de Garopaba: Conheça a praia do Siriú 
1
Conheça as Dunas do Siriú
canion-do-funil-imagens-1-1030x620
Cânion do Funil, um lugar incrível 
6
Barra de Ibiraquera, um lugar mágico
modelo 1080 px X 650 px (60)
Bombinhas, um dos melhores destinos turísticos do Brasil