Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Praia do Ouvidor: um refúgio em Garopaba (SC)

Mais frequentado por moradores, a praia do Ouvidor é conhecida como um refúgio por sua beleza natural, quase intocável.

22 de julho de 2024

A praia do Ouvidor é uma linda e 'escondida' praia do Litoral de Santa Catarina. A praia de águas claras e areia mais dura, localiza-se entre a praia Vermelha e a Barra da Ferrugem, em Garopaba.

O Litoral Sul de Santa Catarina é famoso por suas belas praias e natureza. As praias do litoral catarinense são muito conhecidas em todo país, especialmente, balneários localizado no Sul do Estado. Por vezes, temos a ideia que as praias ao Sul são mais frequentadas por turistas, mas a Praia do Ouvidor foge a essa premissa.

Quero agito, vou para o Ouvidor

Se a vontade é ir a uma praia cheia de turistas e banhistas, quiosques, lancherias e bares. A praia do Ouvidor não é o lugar mais indicado. O Ouvidor é uma praia calma, frequentada mais por moradores e pessoas que conhecem a região.

Porém, na alta temporada, o lugar pode receber um número maior de visitantes. Afinal, a praia possui seus atrativos que despertam o interesse dos visitantes. O local tem pouco infraestrutura. Na alta temporada é possível haver ambulantes vendendo alimentos como milho e picolés.

Como chegar?

O acesso é feito pela estrada que leva à Praia do Rosa em um caminho de chão batido levando ao canto direito (canto Sul) da praia. Pode-se também acessar a praia por trilha que parte da Barra da Ferrugem e passa por belas dunas e sítios arqueológicos.

A praia tem aproximadamente 750 metros de extensão e em dias de mar agitado possui boas ondas para a prática do surfe. Nos cantos da praia desembocam dois pequenos córregos que completam a beleza rústica do local.

A beleza natural

A orla é repleta de pinheiros plantados na década de 70 pelos primeiros visitantes que desejavam ampliar a sombra no local. 

No canto Norte do Ouvidor você encontrará uma oficina lítica (sítios arqueológicos encontrados em rochas fixas e próximas ao mar, muito perto de ocupações de populações pré-coloniais, incluindo sítios de representações rupestres) nas pedras e um rio raso, ótimo para crianças brincarem. A trilha da Caranha, também no canto Norte, liga a praia do Ouvidor à praia da Barra da Ferrugem.

Já no canto Sul, é possível observar um olho d’água (nascente de água doce) bem próximo ao início do costão. Os turistas que gostam de se aventurar também podem fazer uma trilha até a Praia Vermelha. A Praia do Ouvidor também é muito procurada para a prática de canoagem.

A praia do Ouvidor oferece um recanto de sossego e apreciação da natureza. Um lugar perfeito para fugir da agitação das praias mais 'famosas' entre os turistas.

Curiosidades

Dizem que o nome Ouvidor é oriundo do formato geográfico que a região onde a praia é situada aparenta, que é a forma de um ouvido.

A praia do Ouviror possui muitas rochas e pedras, os visitantes gostam de escalar e fazer caminhadas pelos trajetos rochosos. Uma trilha em particular chama atenção: a trilha do Mirante do Ouvidor.

A trilha chamada pelos nativos de trilha do Mirante do Ouvidor é uma trilha quase que secreta e está situada em uma propriedade particular. Alguns, também a chamam de “Trilha da casa abandonada’‘.

A praia do Ouvidor é mais uma boa praia que a região do Litoral Sul catarinense abriga. Diferente e recusa, assim se apresente este balneário que oferece momentos de paz e diversão na natureza a todos que se permitirem aproveitá-la.

Fotos: Guto Lavigne | Reprodução: Vitrine PIXTV

Escolheu a Praia do Ouvidor como seu próximo destino? Então veja abaixo a localização:

Com informações de: cafeviagem.com / guiadepraias.com / morrodaspalmeiras.com

1
Conheça as Dunas do Siriú
THUMB PROS CORTE (14)
Conheça a Praia do Rosa: uma das baías mais lindas do mundo
SIRIÚ - VISTA DE CIMA
A maior de Garopaba: Conheça a praia do Siriú 
6
Barra de Ibiraquera, um lugar mágico
THUMB PROS CORTE
Praia do Ouvidor: um refúgio em Garopaba (SC)