P U B L I C I D A D E

Cooperação entre pescadores e surfistas marca o primeiro mês da safra da tainha em Imbituba (SC)

Mais de 77% dos dias foram destinados à pesca artesanal; modelo de gestão com uso de grupos de WhatsApp foi destaque.
Fotos: PMI

Redação PIXTV (Site)

9 de junho de 2025

atualizado às 13:57

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, divulgou, na última semana, um relatório técnico que detalha os primeiros 31 dias da safra da tainha no município. O documento traz dados sobre a prática pesqueira e o uso compartilhado do litoral, além de ressaltar o clima de respeito e cooperação estabelecido entre pescadores artesanais e praticantes de esportes náuticos.

Um dos principais avanços registrados foi a criação de grupos de WhatsApp específicos para cada praia com atividade pesqueira. Nessas conversas, estão reunidos pescadores, representantes dos esportes náuticos, equipe técnica da prefeitura, Colônia de Pescadores de Imbituba – Z13, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Polícia Militar Ambiental. A comunicação direta tem viabilizado a troca rápida de informações e a construção de um ambiente de convivência harmoniosa.

De acordo com o relatório assinado pelo diretor de Agricultura e Pesca, Wagner João Vieira, a troca das bandeiras (branca para pesca e azul para esporte) foi respeitada na maioria das situações. “Na Praia da Vila, por exemplo, houve 18 dias exclusivos para a pesca e 13 dias liberados para o surf. Já outras praias, como Itapirubá, Ribanceira, Ibiraquera e Porto, também mostraram adesão ao modelo de diálogo, o que representa um grande avanço”, disse.

No panorama geral, 77,4% dos dias foram reservados à pesca e 22,6% às atividades náuticas. “Esse equilíbrio é resultado de decisões conjuntas, sempre baseadas nas condições do mar e na presença de cardumes”, observou o diretor.

A secretária Patrícia Menegaz também destacou os resultados positivos da iniciativa. “Este modelo mostra que, quando há diálogo e respeito, todos podem ganhar. Nosso compromisso é manter esse espírito vivo, buscando sempre o equilíbrio entre a cultura pesqueira e o uso sustentável do litoral”, afirmou.

Na última quinta-feira (5), Imbituba registrou uma das capturas mais expressivas da temporada: cerca de 8.500 tainhas na Praia do Luz, duas mil na Praia Vermelha e aproximadamente cinco toneladas em Itapirubá. “Cada novo dia renova nossa expectativa por redes cheias, que fortaleçam a economia local e preservem a identidade cultural de Imbituba”, finalizou a secretária.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT
Morre segunda vítima de explosão em posto de gasolina no centro do Rio de Janeiro
faca
Disputa por terras resulta em homem esfaqueado no bairro Palhocinha, em Garopaba (SC)
modelo siteYT (2)
Mulher condenada a mais de 10 anos de prisão por roubo é capturada em Garopaba (SC)
o-medico-anestesista-giovanni-quintella-
Médico anestesista que estuprou pacientes na sala de parto é condenado a 30 anos de prisão
modelo siteYT (1)
Queda de avião na Índia: mais de 200 corpos já foram recuperados; um passageiro sobreviveu
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E