P U B L I C I D A D E

Criciúma (SC) inicia retirada de fiação irregular dos postes

Primeira etapa da Operação Limpa Fios acontecerá no dia 19 de abril, nas ruas Marechal Deodoro e Coronel Marcos Rovaris, no Centro.
Foto: Divulgação/Decom

Redação PIXTV (Site)

18 de março de 2025

atualizado às 10:49

Com o objetivo de regularizar a fiação de postes de energia em Criciúma (SC) e melhorar o visual urbano da cidade, a Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento, em parceria com a Celesc, dará início à “Operação Limpa Fios” no município. Como parte do planejamento, uma reunião prévia para alinhamento das ações está marcada para a próxima semana. Já a primeira etapa da operação acontecerá no dia 19 de abril, nas ruas Marechal Deodoro e Coronel Marcos Rovaris, no Centro.

LEIA TAMBÉM: Prédio do Memorial do RS será restaurado

A expectativa é de que mais de 2 toneladas de fios inativos sejam retirados dos postes na primeira fase da ação. “A Operação Limpa Fios é um grande passo para tornar nossa cidade mais organizada. A fiação desordenada nos postes não só compromete a estética urbana, mas também representa riscos à população e dificulta a manutenção da infraestrutura elétrica. Contamos com a colaboração das empresas de telecomunicação para que essa iniciativa seja um sucesso e traga benefícios duradouros para a cidade”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

Segundo o diretor de Iluminação Pública e Monitoramento, Celsinho Menezes, os mutirões acontecerão com intervalo de 15 dias, para a remoção de fios inativos, rompidos, irregulares ou obsoletos dos postes de energia elétrica. Durante as ações, o trânsito nas vias será reduzido para o tráfego de veículos, exigindo atenção e paciência dos condutores que circulam pelo local. “As primeiras operações acontecerão no Centro, pois é onde temos o maior acúmulo de fios, mas essa será uma ação permanente que avançará para outros bairros ao longo dos meses”, explicou Menezes.

O processo envolve um mutirão em que as próprias empresas de telecomunicação, coordenadas pela Prefeitura e pela Celesc, realizam a remoção dos cabos obsoletos. Após o primeiro passo, os postes serão reorganizados e os cabos etiquetados conforme a empresa responsável.

Regulamentação Anatel

A Resolução Conjunta nº 4, de 16 de dezembro de 2014, firmada pela Aneel e Anatel, estabelece as regras de compartilhamento de infraestrutura entre concessionárias e empresas de telecomunicações. A resolução determina que a responsabilidade pela manutenção e remoção dos cabos de telefonia e internet nos postes é das próprias empresas. Ao aderirem à Operação Limpa Fios, as operadoras ficam isentas de penalidades previstas na regulamentação. Por outro lado, as empresas que não participarem da ação podem ser notificadas e, eventualmente, sancionadas.

As empresas interessadas em realizar a regularização antes do mutirão devem contatar diretamente a Celesc.

VEJA TAMBÉM:

tarifa-zero-1
Transporte público em Garopaba (SC): concessionária e prefeitura se manifestam sobre cortes de linhas
jorginho-mello-em-cerimonia-no-corpo-de-
Governador de SC sofre ameaça de morte e operação policial é desencadeada em três estados
agente
“O Agente Secreto”, estrelado por Wagner Moura, representará o Brasil no Oscar 2026
img_250F2BA13B9D6A9AE2337A6F655FD5C51316
Transporte público segue sem alterações após negociação entre Expresso Garopaba e Prefeitura
acidente_aereo_que_envolveu_aviao_da_voe
Fadiga pode ter contribuído para queda de avião da Voepass, aponta relatório do MTE
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E