O Althoff Supermercados entrou na última semana em recuperação judicial, com o pedido aprovado pelo Fórum de Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Com mais de 60 anos de atuação, a empresa tem lojas distribuídas entre Imbituba, Garopaba, Laguna, Tubarão, Orleans, Urussanga, Forquilhinha, Nova Veneza e Criciúma.
O Althoff é o terceiro grupo de supermercados do Sul de Santa Catarina a recorrer à recuperação judicial nos últimos meses, seguindo o Líder Atacadista e o Castanhetti.
Segundo os autos, a empresa enfrenta dificuldades financeiras devido a pressões inflacionárias, redução da margem de lucro, altos custos logísticos, carga tributária elevada e a concorrência crescente. Além disso, fatores como endividamento para expansão, os impactos da enchente no Rio Grande do Sul em 2024 e disputas entre sócios, que geraram restrições sobre bens e recusas na concessão de crédito, agravaram a situação.
O juiz Bonatelli determinou que a rede tem 60 dias para apresentar o plano de recuperação judicial. Durante 180 dias, os credores ficam proibidos de executar ações contra a empresa. O valor total envolvido no processo é de R$ 108.346.343,67.
Em nota ao ND Mais, a empresa afirmou que, apesar do processo, as operações e o atendimento aos clientes seguem normalmente, sem alterações práticas.
Com informações do ND Mais