P U B L I C I D A D E

Cultura: 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre começa na tarde desta sexta-feira (31)

Evento literário na Praça da Alfândega deve receber 1,5 milhão de visitantes até o dia 16 de novembro.
Feira do Livro abre nesta sexta com expectativa de movimentar o Centro Histórico. | Foto: Alex Rocha/PMPA

Redação PIXTV (Site)

31 de outubro de 2025

atualizado às 10:21

A 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, o maior evento literário do Rio Grande do Sul, abre oficialmente nesta sexta-feira (31), às 17h, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, na Praça da Alfândega. A cerimônia teráo tradicional toque do sino e a presença de autoridades, da patrona desta edição, a escritora Martha Medeiros, e de representantes da Câmara Rio-Grandense do Livro e da Prefeitura de Porto Alegre.

Com o tema Beba desta Fonte, a feira segue até 16 de novembro, oferecendo 17 dias de intensa programação cultural gratuita, com expectativa de público superior a 1,5 milhão de pessoas, conforme a organização. O horário de visitação será das 10h às 20h, todos os dias.

Ao todo, o evento reunirá 79 bancas de editoras e livrarias na Praça da Alfândega - 66 na área geral, 10 na infantil e juvenil e três na área internacional. Mais de 300 autores participam da programação, incluindo escritores gaúchos, brasileiros e 17 convidados de diferentes países.

Entre as atrações, estão sessões de autógrafos, debates, contação de histórias, oficinas e apresentações artísticas, reforçando o caráter plural e democrático da feira, reconhecida como um dos símbolos culturais da Capital.

“A Feira do Livro é um patrimônio da cidade e uma referência local e nacional que reforça o aprendizado e o conhecimento através da arte e da cultura”, destaca a secretária municipal de Cultura, Liliana Cardoso.

Lendas urbanas 

No estande da Prefeitura de Porto Alegre, instalado em frente à Praça de Autógrafos, o público poderá visitar a exposição Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre, organizada pela Secretaria Municipal da Cultura por meio do Museu Joaquim José Felizardo.

A mostra apresenta painéis sobre histórias que fazem parte do imaginário popular da Capital, reconhecidas como patrimônio cultural imaterial. Entre as lendas, estão os crimes da Rua do Arvoredo; Maria Degolada; as lágrimas de Obirici; e as torres malditas. Durante a feira, será distribuído material informativo sobre as lendas urbanas ao público visitante.

Meio Ambiente 

Nesta sexta-feira, 31, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promove duas atividades da Semana Lixo Zero no evento. Das 10h às 12h, uma palestra sobre gestão de resíduos acontece no Teatro Carlos Urbim, com inscrições pelo e-mail egea@dmlu.prefpoa.com.br. À tarde, entre 14h e 16h, equipes do DMLU percorrerão os corredores orientando sobre o descarte correto bem como o uso das lixeiras disponibilizadas.

Banda Municipal 

Já no sábado, 1º, às 18h, a Banda Municipal se apresenta no Teatro Petrobras Carlos Urbim, integrando a programação da feira. A regência será do Maestro Diego Ramires e a Direção da Banda Municipal é de Eliseu Rodrigues. Saiba mais aqui

Fonte: PMPA

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (2)
Mulher procurada por crime de perseguição no Espírito Santo é presa em Imbituba (SC); VÍDEO
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
modelo siteYT
Polícia Civil investiga golpe milionário contra empresa catarinense Growth Supplements
Policia-Militar-1-1130x580
Jovem de 22 anos é preso por desobediência e ameaça após confronto com PMs no Sul de SC
remedios_2912203617_0
Farmácia Popular: veja como fica lista de medicamentos ofertados
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E