A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta preventivo para temporais isolados e chuvas intensas e persistentes na Capital gaúcha, com início previsto a partir desta sexta-feira (6) e válido até sábado (7), às 14h. O alerta é baseado em informações da Sala de Situação da Sema/RS e da Defesa Civil Estadual.
Leia também: Criminosos são presos em Florianópolis logo após furtarem carro na Praia do Rosa
Porto Alegre pode registrar até 60 mm de chuva hoje, e rajadas de ventos entre 60 e 80 km/h, acompanhados de eventual queda de granizo. No sábado, a tendência é de chuva persistente e ventos de até 70 km/h.
As equipes da Defesa Civil de Porto Alegre e da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) estão monitorando o cenário climático e emitirão novas atualizações no nos próximos dias.
A prefeitura reforça a importância de monitorar os boletins meteorológicos dos canais oficiais e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança durante o período de instabilidade.
Confira a previsão detalhada:
Sexta-feira (6) - Instabilidades provocarão chuvas moderadas a pontualmente fortes, acompanhadas de descargas elétricas, temporais isolados, rajadas de vento entre 60 e 80 km/h (podendo atingir até 90 km/h), e eventual queda de granizo. Os acumulados na Região Metropolitana de Porto Alegre devem ficar abaixo de 60 mm/dia.
Sábado (7) - Chuvas intensas e persistentes, com acumulados entre 40mm e 80mm/dia. Podem ocorrer descargas elétricas e rajadas de vento de até 70 km/h, e temporais isolados.
Domingo (8) - Tendência de pancadas de chuva fracas a moderadas ao longo do dia, com acumulados entre 20 e 30mm.
Recomendações
- Evitar enfrentar o mau tempo e manter-se em local seguro. Pessoas que vivem em áreas de risco devem procurar abrigo em locais seguros;
- Não transitar por ruas alagadas ou próximas a cursos d'água e manter distância de postes, árvores e placas de sinalização que possam ser derrubados pelos ventos.
- Em caso de emergência, os cidadãos podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Fonte: PMPA