A semana que antecede o Dia dos Pais, celebrado no próximo dia 13, deve ser de alto movimento no varejo. De acordo com uma pesquisa conjunta realizada pelo Reclame AQUI e pela Linx, 78% dos consumidores que planejam presentear seus pais irão às compras de última hora.
Do lado do varejo, 46% dos lojistas acreditam que os consumidores irão às compras no dia anterior à data comemorativa.
Segundo a pesquisa, entre os consumidores que adiantaram suas compras, 67% relataram ter investido mais no presente deste ano em comparação com 2022. Esse dado fortalece a previsão otimista de 68% no aumento de vendas dos varejistas. Calçados, roupas e eletrônicos estão no topo da lista dos itens preferidos para presente.
A pesquisa também indica que a maioria daqueles que já foram às compras escolheu o PIX ( 28%) como método de pagamento. O parcelamento no cartão de crédito correspondeu a 14%, enquanto outros 8% optaram por pagamento à vista no crédito e 14% à vista no débito.
Outro dado obtido na pesquisa que chama a atenção é o local de compra do presente. A disputa entre quem prefere comprar online e os consumidores que tendem a “bater perna” está empatado em 50% cada.