Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Entenda por que você não deve se aproximar dos elefantes-marinhos

Animais que já foram vistos em praias de Garopaba e Imbituba nos últimos dias podem transmitir doenças e acabar machucando quem estiver por perto.
Sema emite alerta para população evitar se aproximar desses animais. | Foto: Tiago Gonçalves Cristino

Redação PIXTV (Site)

14 de outubro de 2024

atualizado às 15:10

As praias da região Sul de Santa Catarina vêm recebendo a visita de Elefantes Marinhos (Mirounga leonina) nos últimos dias. O primeiro foi em Garopaba, onde uma fêmea acompanhada de um filhote recém-nascido foram avistados pelo Instituto Australis. E no último final de semana, outro animal da espécie apareceu em Imbituba em área monitorada pelo Instituto.

Leia também: Registro inédito no Brasil: fêmea de elefante-marinho dá à luz em praia de Garopaba

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Imbituba, após receber denúncias, acionou as instituições competentes e orientou a comunidade até a chegada das mesmas, isolando o local onde o Elefante Marinho se encontra.  O elefante-marinho-do-sul se distribui principalmente nas águas geladas do polo sul, próximo à convergência Antártica. Os nascimentos ocorrem naquela região e na costa da Argentina. Não é comum o aparecimento desta espécie no Brasil, normalmente são animais que dispersam fora da rota de migração e acabam parando por aqui por engano.

“São animais muito grandes e embora não sejam agressivos, caso sintam-se ameaçados podem tentar se defender. O animal chega debilitado buscando descanso na praia; por isso, deve-se evitar ao máximo a aproximação para não gerar estresse”, destacou a bióloga da Sema, Rafaela Cardoso Ramos.

O resgate ou remoção deste tipo de animal do local não é viável em função de seu tamanho, se tornando uma operação arriscada tanto para o animal quanto para a equipe de resgate, segundo a Associação R3 Animal, executora do Trecho 3 do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos).

Pedimos a compreensão e apoio da comunidade, para não se aproximar e buscar manter uma distância de pelo menos 50 metros e não deixar animais domésticos chegarem ao local. O contato para acionamentos a este tipo de ocorrência pode ser feito pelo número 0800-642-3341”, destaca Karina Groch, Diretora de Pesquisas do Instituto Australis.

Com informações da Prefeitura Municipal de Imbituba

VEJA TAMBÉM:

WhatsApp Image 2025-04-01 at 12.10
Autorização para entrada no Reino Unido
SaveClip
PM prende dupla com drogas e dinheiro em Garopaba (SC)
WhatsApp Image 2025-03-31 at 15.03
Pastor Cláudio Duarte fará apresentação em Imbituba (SC) no dia 14
Praia-da-Ferrugem
Corpo de homem é encontrado na Praia da Ferrugem (SC)
1_cbpfot071220180821-6231665
Homem de 41 anos sofre tentativa de homicídio no bairro Ibiraquera, em Imbituba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E