P U B L I C I D A D E

Entenda por que você não deve se aproximar dos elefantes-marinhos

Animais que já foram vistos em praias de Garopaba e Imbituba nos últimos dias podem transmitir doenças e acabar machucando quem estiver por perto.
Sema emite alerta para população evitar se aproximar desses animais. | Foto: Tiago Gonçalves Cristino

Redação PIXTV (Site)

14 de outubro de 2024

atualizado às 15:10

As praias da região Sul de Santa Catarina vêm recebendo a visita de Elefantes Marinhos (Mirounga leonina) nos últimos dias. O primeiro foi em Garopaba, onde uma fêmea acompanhada de um filhote recém-nascido foram avistados pelo Instituto Australis. E no último final de semana, outro animal da espécie apareceu em Imbituba em área monitorada pelo Instituto.

Leia também: Registro inédito no Brasil: fêmea de elefante-marinho dá à luz em praia de Garopaba

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Imbituba, após receber denúncias, acionou as instituições competentes e orientou a comunidade até a chegada das mesmas, isolando o local onde o Elefante Marinho se encontra.  O elefante-marinho-do-sul se distribui principalmente nas águas geladas do polo sul, próximo à convergência Antártica. Os nascimentos ocorrem naquela região e na costa da Argentina. Não é comum o aparecimento desta espécie no Brasil, normalmente são animais que dispersam fora da rota de migração e acabam parando por aqui por engano.

“São animais muito grandes e embora não sejam agressivos, caso sintam-se ameaçados podem tentar se defender. O animal chega debilitado buscando descanso na praia; por isso, deve-se evitar ao máximo a aproximação para não gerar estresse”, destacou a bióloga da Sema, Rafaela Cardoso Ramos.

O resgate ou remoção deste tipo de animal do local não é viável em função de seu tamanho, se tornando uma operação arriscada tanto para o animal quanto para a equipe de resgate, segundo a Associação R3 Animal, executora do Trecho 3 do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos).

Pedimos a compreensão e apoio da comunidade, para não se aproximar e buscar manter uma distância de pelo menos 50 metros e não deixar animais domésticos chegarem ao local. O contato para acionamentos a este tipo de ocorrência pode ser feito pelo número 0800-642-3341”, destaca Karina Groch, Diretora de Pesquisas do Instituto Australis.

Com informações da Prefeitura Municipal de Imbituba

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT
Morre segunda vítima de explosão em posto de gasolina no centro do Rio de Janeiro
faca
Disputa por terras resulta em homem esfaqueado no bairro Palhocinha, em Garopaba (SC)
modelo siteYT (2)
Mulher condenada a mais de 10 anos de prisão por roubo é capturada em Garopaba (SC)
o-medico-anestesista-giovanni-quintella-
Médico anestesista que estuprou pacientes na sala de parto é condenado a 30 anos de prisão
modelo siteYT (1)
Queda de avião na Índia: mais de 200 corpos já foram recuperados; um passageiro sobreviveu
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E