Exemplo de valorização da cultura local, solidariedade e direitos humanos, o projeto “Poesia que Alimenta”, desenvolvido pela Escola Municipal José Vanderlei Mayer (CAIC), em Imbituba (SC), foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma experiência inovadora e ganhou destaque no portal do órgão, que reúne iniciativas inspiradoras de todo o país.
Implantado em 2022, o projeto vem despertando nos estudantes o gosto pela leitura e pela escrita, promovendo o desenvolvimento dessas habilidades por meio da produção de poesias.
A ação envolve 84 estudantes do EDUTI, que, ao longo do ano, exploram diferentes temas inspirados em um livro escolhido no início do período letivo. A cada mês, novas reflexões são trabalhadas, incentivando os alunos a escreverem seus próprios poemas. O ponto alto acontece no fim do ano, com o lançamento de um livro coletivo que reúne as produções das crianças. A terceira edição da obra será lançada no próximo dia 27 de novembro reunindo os alunos, familiares e toda a comunidade escolar.
Além do aspecto pedagógico, o projeto também possui um importante viés social. Graças ao apoio dos chamados “padrinhos do coração”, que contribuem com R$ 10 mensais, a escola consegue comprar pães que são distribuídos às famílias, beneficiando todos os alunos.
A coordenadora do projeto, Edimaura Vieira Marques, comemorou o reconhecimento. “É muito gratificante ver um trabalho feito com tanto amor e dedicação ser reconhecido pelo MEC. Mais do que incentivar a leitura e a escrita, o projeto desperta empatia, solidariedade e o sentimento de pertencimento nos nossos alunos”, destacou Edimaura.
Para o secretário de Educação, Esporte e Juventude, Josué Espezim, o destaque nacional é reflexo do trabalho desenvolvido pela da rede municipal com foco na inovação e na qualidade do ensino. “Ser reconhecido pelo MEC mostra que estamos no caminho certo, incentivando práticas pedagógicas criativas, que unem o aprendizado à formação cidadã. Esse projeto é um orgulho para toda a comunidade escolar”, afirmou o secretário.
Fonte: PMI






