P U B L I C I D A D E

Especialista comenta cuidados necessários com aparelhos na tomada

Engenheiro elétrico diz que não se deve usar equipamentos com fios remendados e que não sejam regulamentados.
Foto: Getty Images

Redação PIXTV (Site)

14 de março de 2025

atualizado às 11:49

Mexer com eletricidade é algo muito delicado e alguns cuidados devem ser tomados, a fim de evitar graves problemas. Professor de Engenharia Elétrica da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Rodrigo Doria diz que é sempre importante usar equipamentos regulamentados pelo INMETRO e não fazer gambiarras em tomadas, pois isso pode gerar uma sobrecarga e, consequentemente, choques elétricos ou incêndios.

LEIA TAMBÉM: Praia de Floripa receberá a primeira etapa do Limpeza dos Mares de 2025

Um erro muito comum é fazer consertos em fios desencapados, colocando fitas isolantes e continuar usando os equipamentos sem um conserto profissional. Esse tipo de equipamento deve ser descartado ou reparado por um eletricista profissional. Fios desencapados podem dar graves choques, além de aumentar o risco de incêndio no local.

Muitas pessoas, além de fazer gambiarras, ligam diversos equipamentos simultaneamente na tomada. O professor da FEI alerta que essa prática superaquece os circuitos elétricos e geram riscos iminentes de queima dos equipamentos e até mesmo de incêndios. Os famosos benjamins, utilizados para aumentar a capacidade de equipamentos nas tomadas, também devem ser evitados, já que muitos não possuem regulamentação e são extremamente frágeis.

“Usar secadores, escovas e chapinhas após o banho, dentro do banheiro, é um grande erro. Após o banho o banheiro está com uma umidade muito elevada, e as tomadas podem abrigar uma certa quantidade de água, perigosa para a utilização de equipamentos eletrônicos. Além disso, as pessoas costumam estar descalças, fato que aumenta a quantidade de eletricidade que passa pelo corpo durante uma descarga elétrica, algo que pode causar graves danos” destaca o professor da FEI.

Por fim, o professor alerta, que, a qualquer sinal de superaquecimento incomum nos fios dos aparelhos e qualquer indício de fumaça ou cheiro de queimado, suspender imediatamente o uso dos aparelhos, desligando-os e tirando da tomada. Todos esses cuidados são cruciais para evitar danos graves ao usuário e também a residência.

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E