A Prefeitura de Porto Alegre registrou um aumento expressivo nos furtos de cabos de iluminação pública em 2025. Apenas na última semana, foram levados cabos internos de 38 postes na Zona Sul: 16 na avenida Cavalhada, quatro na Eduardo Prado e 18 na avenida Adão Juvenal de Souza, conforme levantamento preliminar.
Na noite desta segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) vistoriou a região da Cavalhada com a presença do secretário Vitorino Baseggio e do diretor da concessionária IPSul, Raimundo Dantas. As equipes já iniciaram o religamento dos postes, em um serviço que deve se estender até a próxima semana.
De acordo com a SMSUrb, até julho deste ano foram furtados 2 mil metros de fios em Porto Alegre. Em todo o ano de 2024, o total foi de 3,4 mil metros, gerando um prejuízo acumulado de R$ 255 mil desde 2021.
“Esse tipo de crime, além de trazer prejuízo aos cofres públicos, compromete a segurança da população, pois ruas mal iluminadas favorecem a violência urbana”, alertou o secretário Vitorino Baseggio.
Segundo levantamento da Guarda Civil Municipal, entre janeiro e julho foram registradas 118 ocorrências, número 68% maior que o total de 2024, quando houve 70 casos. Além das ruas e avenidas, parques e praças também têm sido alvo. No Parque Farroupilha, por exemplo, já foram contabilizados sete furtos somente em 2025, deixando trechos sem iluminação em diversas ocasiões.
Com a nova Lei 15.181, as punições ficaram mais severas: a pena para furto de cabos dobrou, passando de até quatro para até oito anos de prisão; no caso de roubo, pode chegar a 15 anos se envolver infraestrutura crítica. A receptação também teve pena dobrada.
A prefeitura reforça a importância das denúncias para ajudar a coibir os crimes. A população pode informar ocorrências pelo telefone 156 (Central do Cidadão).
Fonte: PMPA